Desonestidade acadêmica: motivações dos estudantes de ciências contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n1ID31393

Palavras-chave:

Desonestidade Acadêmica, Motivações, Ciências Contábeis, Estudantes

Resumo

Objetivo: Compreender as motivações da ocorrência da desonestidade acadêmica, em estudantes universitários de Ciências Contábeis.

Metodologia: Aplicação de um questionário, baseado na pesquisa de Ives et al. (2016), para 83 estudantes de Ciências Contábeis do estado do Rio de Janeiro. Para verificar a consistência interna do instrumento, foi aplicado o teste Kuder-Richardson. Posteriormente, foi realizado o teste qui-quadrado de Pearson.

Resultados: Indicam que a idade e o gênero apresentam pouca influência na desonestidade, enquanto o período que os alunos estão cursando possui influência; ou seja, quanto maior o tempo de permanência, maior a desonestidade. Destaca-se também que os alunos confessaram ter visto mais atos desonestos, do que de fato praticaram, o que demonstra que é mais fácil admitir que já viu outras pessoas serem desonestas do que confessar a própria desonestidade. As maiores motivações para a desonestidade foram a necessidade tirar boas notas, o medo de ser reprovado, a falta de entendimento sobre o conteúdo e a metodologia utilizada pelo professor.

Contribuições do Estudo: O trabalho avança na literatura e traz contribuições sobre o tema, pois ajuda a ter uma melhor compreensão acerca da desonestidade acadêmica, observando quais são as principais motivações dos estudantes para cometerem atos desonestos, sendo importante para as instituições de ensino e para os professores, uma vez que auxilia a compreender algumas motivações que induzem os alunos a serem academicamente desonestos. Abastecidos de tal conhecimento, os docentes e as universidades podem desenvolver e implementar políticas e métodos que fomentem procedimentos mais justos, desencorajando a desonestidade no ambiente acadêmico. Consequentemente, acarretará na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem e na formação de profissionais mais qualificados e honestos para atuarem no mercado profissional.

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Biografia do Autor

Aloísio Ventura dos Santos Neto, Universidade Federal Fluminense (UFF-VR)

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF-VR).

Mariana Pereira Bonfim, Universidade Federal Fluminense (UFF-VR)

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF-VR).

César Augusto Tibúrcio Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

02-01-2024

Como Citar

SANTOS NETO, A. V. dos; BONFIM, M. P.; SILVA, C. A. T. . Desonestidade acadêmica: motivações dos estudantes de ciências contábeis. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 370–392, 2024. DOI: 10.21680/2176-9036.2024v16n1ID31393. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/31393. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)