ATIVIDADES DA CONTABILIDADE GERENCIAL SOB A ÓTICA DE DOCENTES E PROFISSIONAIS DE MERCADO
Resumo
Estudos sobre as atividades profissionais ligadas a contabilidade gerencial expandiram-se internacionalmente, mas nacionalmente não são encontrados estudos significativos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar, sob a ótica de profissionais de mercado e docentes brasileiros, a importância das principais atividades ligadas à contabilidade gerencial. Definiram-se 19 atividades a partir da revisão de artigos prévios publicados internacionalmente. A amostra da pesquisa, após o tratamento dos dados, foi de 108 docentes e 212 profissionais de mercado. Para avaliar a existência de divergência de avaliação de importância das atividades ligadas à contabilidade gerencial entre docentes e profissionais, foram realizados testes não paramétricos. As principais divergências de avaliação foram observadas nas atividades ligadas ao processo contábil e a atividades financeiras operacionais do dia a dia, encontrando-se uma maior concordância de importância dessas atividades para os profissionais do que para os docentes. Ressalta-se ainda que atividades de precificação (interna e externa) têm maior percepção de importância entre docentes e atividades ligadas à tecnologia da informação têm maior importância entre profissionais de mercado. Uma análise por subgrupos de docentes e profissionais indica algumas diferenças de avaliação, no caso dos docentes, notou-se que os que tinham mestrado em contabilidade, e que estavam em instituições de ensino com programas de mestrado, tiveram senso crítico mais apurado, indicando que nem todas as atividades teriam importância plena.
Palavras-chave: Contabilidade gerencial. Mercado de trabalho. Ensino de Contabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional