ATIVIDADES DA CONTABILIDADE GERENCIAL SOB A ÓTICA DE DOCENTES E PROFISSIONAIS DE MERCADO

  • Claudio de Souza Miranda FEA/RP-USP
  • Edson Luiz Riccio FEA/USP
  • Raissa Alvares de Matos Miranda UNIP e Centro Universitária Moura Lacerda

Resumo

Estudos sobre as atividades profissionais ligadas a contabilidade gerencial expandiram-se internacionalmente, mas nacionalmente não são encontrados estudos significativos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar, sob a ótica de profissionais de mercado e docentes brasileiros, a importância das principais atividades ligadas à contabilidade gerencial. Definiram-se 19 atividades a partir da revisão de artigos prévios publicados internacionalmente. A amostra da pesquisa, após o tratamento dos dados, foi de 108 docentes e 212 profissionais de mercado. Para avaliar a existência de divergência de avaliação de importância das atividades ligadas à contabilidade gerencial entre docentes e profissionais, foram realizados testes não paramétricos. As principais divergências de avaliação foram observadas nas atividades ligadas ao processo contábil e a atividades financeiras operacionais do dia a dia, encontrando-se uma maior concordância de importância dessas atividades para os profissionais do que para os docentes. Ressalta-se ainda que atividades de precificação (interna e externa) têm maior percepção de importância entre docentes e atividades ligadas à tecnologia da informação têm maior importância entre profissionais de mercado. Uma análise por subgrupos de docentes e profissionais indica algumas diferenças de avaliação, no caso dos docentes, notou-se que os que tinham mestrado em contabilidade, e que estavam em instituições de ensino com programas de mestrado, tiveram senso crítico mais apurado, indicando que nem todas as atividades teriam importância plena.

 

Palavras-chave: Contabilidade gerencial. Mercado de trabalho. Ensino de Contabilidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio de Souza Miranda, FEA/RP-USP
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela EESC-USP (2002) e Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2011). Professor do Departamento de Contabilidade da FEARP/USP. Tem experiência docência nas áreas de Administração (Bacharelado, Cursos Sequenciais e Tecnológicos) e na área de Ciências Contábeis e Controladoria. As pequisas desenvolvidas focam principalmente os seguintes temas: contabilidade gerencial, sistemas de informação e educação nas áreas de Administração e Contabilidade.
Publicado
05-02-2013
Como Citar
MIRANDA, C. DE S.; RICCIO, E. L.; MIRANDA, R. A. DE M. ATIVIDADES DA CONTABILIDADE GERENCIAL SOB A ÓTICA DE DOCENTES E PROFISSIONAIS DE MERCADO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 5, n. 1, p. 112-131, 5 fev. 2013.
Seção
ARTIGOS