Um estudo comparativo entre o nível de divulgação entre varejistas e demais empresas da B3 no âmbito da governança corporativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35119

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Disclosure de Informações, B3, Varejo

Resumo

Objetivo: Comparar o nível de divulgação entre varejistas e as demais empresas da B3 no âmbito da Governança Corporativa.

Metodologia: Empregou-se o instrumento de análise (checklist) adaptado de Marques et al. (2018) sobre governança corporativa constituído por 19 perguntas binárias para uma amostra de 22 empresas varejistas listadas na B3.

Resultados: Os resultados deste trabalho apresentam evidências de que as varejistas divulgam, em média, 89,71% de informações sobre Governança Corporativa, enquanto as demais empresas da B3 divulgam, em média, 96,65%. Sendo assim, os resultados indicam que o nível de divulgação das varejistas é de, em média, 6,94% menor do que o nível de divulgação das demais empresas da B3 no âmbito da Governança Corporativa.

Contribuições do Estudo: Este estudo contribui para a literatura e para o mercado, pois inova ao agregar na percepção de uma necessidade de aprimoramento da divulgação de informações de Governança Corporativa no setor varejista, considerando principalmente a sua relevância no PIB nacional brasileiro em comparação com as demais empresas listadas na B3.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainá Fernandes Barroso, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Bacharela em Ciências Contábeis – FACC/UFRJ - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Dilo Sérgio de Carvalho Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ

Doutor em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor adjunto da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC).

Juliana Molina Queiroz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC/UFRJ). Professora adjunta da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC).

Railainy Maria da Silva Felix, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestra em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Liege Moraes do Carmo, Universidade de São Paulo (USP).

Doutora em Controladoria e Contabilidade - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Administração, Contabilidade e Atuária (FEA/USP.

Referências

Aguiar, C. G. de P. (2005). Governança corporativa e geração de valor aos acionistas [Monografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro].

Aguilera, R. V. (2005). Corporate governance and director accountability: An institutional comparative perspective. British Journal of Management, 16(1), S39-S53. https://doi.org/10.1111/j.1467-8551.2005.00446.x

Araújo, R. A. M., & Santos, L. M. S. (2016). Determinantes do grau de concentração acionária no Brasil: Um estudo com as empresas listadas no nível tradicional da BM&FBOVESPA. In Anais do 23º Congresso Brasileiro de Custos-ABC (pp. 1-12). CBC.

B3. (2020a). Empresas listadas. B3. http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/empresas-listadas.htm

B3. (2020b). Histórico. B3. https://ri.b3.com.br/pt-br/b3/historico/

B3. (2020c). Segmentos de listagem. B3. http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/solucoes-para-emissores/segmentos-de-listagem/sobre-segmentos-de-listagem/

Baller, E. A., Ramos, F. M., Silva, I. S. T. da, & Soares, S. V. (2018). Evidenciação das práticas de governança corporativa nas Instituições de Ensino Superior (IES) fundacionais catarinenses. Revista Brasileira de Contabilidade (233), 62-75.

Barbetta, P. A. (2002). Estatística aplicada às ciências sociais (5ª ed.). UFSC.

Barbosa, F. L. S. (2018). A influência das capacidades dinâmicas na relação entre governança corporativa e desempenho das empresas listadas no Brasil, Balcão S/A [Tese de doutorado, Universidade de Fortaleza]. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFOR_c011e894ceb1c4fb140d87563c6b796f

Bianchi, M., & Nascimento, A. M. (2005). A controladoria como um mecanismo interno de governança corporativa e de redução dos conflitos de interesse entre principal e agente. In Anais do 9º Congresso Brasileiro de Custos-ABC (pp. 1-15). CBC. https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2052

Biscaia, L. F., Gerigk, W., Atamanczuk, M. J., & Ribeiro, F. (2021). Concentração de Propriedade, Governança Corporativa e Estrutura de Capital no Segmento de Energia Elétrica da B3. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 9(2), 7–25. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n2.53271

Bonisen, M. L., & Santos, T. B. de S. (2013). Governança corporativa nas empresas: Estudo de caso do Magazine Luiza. Estratégica, 12(1), 69-84.

Brito, N. A., Oliveira, E. R. de, Santos, G. C., Ferreira, R. A., & Santos, T. R. (2023). Comparação do desempenho econômico-financeiro e retorno do preço das ações de empresas inseridas no setor de consumo, novo mercado versus demais segmentos da B3. Revista De Contabilidade Da UFBA, 16(1), e2142. https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.43888

Brunetto, C. S. (2013). Como a governança agrega valor às dez maiores empresas do varejo brasileiro: Uma análise através de indicadores [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Rio Grande do Sul]. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/206203/001112444.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Carvalho, A. G. D. (2002). Governança corporativa no Brasil em perspectiva. Revista de Administração, 37(3), 19-32. https://repositorio.usp.br/item/001270205

Castro, M. C. C. S., Cruz, N. G., & Pinheiro, L. E. T. (2018). Governança corporativa, conflito de agência principal-principal e valor da firma em empresas brasileiras de capital aberto. In Anais do 9º Congresso Nacional de Administração e Contabilidade (pp. 1-15). AdCont. http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2018/paper/viewFile/2956/909

Comissão de Valores Mobiliários. (2002). Recomendações da CVM sobre a governança corporativa. CVM. https://conteudo.cvm.gov.br/export/sites/cvm/decisoes/anexos/0001/3935.pdf

Comissão de Valores Mobiliários. (2020). Consulta de documentos de companhias abertas. CVM. https://cvmweb.cvm.gov.br/SWB/Sistemas/SCW/CPublica/CiaAb/FormBuscaCiaAb.aspx?TipoConsult=c

Dallagnol, E., de Sousa, H., Passos, G., Duarte Junior, J., & Costa, M. (2021). Os Princípios da Governança Corporativa: O Enfoque Dado pelas Empresas Listadas na B3. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria, 13(1). doi:http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v13i1.75295

Dalmácio, F. Z., Rezende, A. J., & dos Santos, R. B. (2021). Mecanismos de governança corporativa e recomendações dos analistas de mercado: Novas evidências a partir da perspectiva da teoria da sinalização. Revista Universo Contábil, 16(3), 121–139. https://doi.org/10.4270/ruc2020318

Ferreira, R. D. N., Santos, A. C. dos, Lopes, A. L. M., Nazareth, L. G. C., & Fonseca, R. A. (2013). Governança corporativa, eficiência, produtividade e desempenho. Revista de Administração Mackenzie, 14(4), 134-164. https://doi.org/10.1590/S1678-69712013000400006

Guidolin, S. M., Costa, A. C. R. D., & Nunes, B. F. (2009). Conectando indústria e consumidor: Desafios do varejo brasileiro no mercado global. BNDES Setorial (30), 3-61. https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/1852/2/BS30%20conectando%20industria%20e%20consumidor_P.pdf

Guimarães, P. R. B. (2007). Métodos quantitativos estatísticos (1ª ed.). IESDE.

IBEVAR. (2019). Destaca as tendências do varejo mundial. IBEVAR. https://www.ibevar.org.br/ibevar-destaca-as-tendencia-do-varejo-mundial/

IBGC. (2015). Código das melhores práticas de governança corporativa (5ª ed.). IBGC.

IBGC. (2016). Código Brasileiro de governança corporativa: Companhias abertas. IBGC.

Jacques, F. V. S., Rasia, K. A., Quintana, A. C., & Quintana, C. G. (2011). Contabilidade e a sua relevância nas boas práticas de governança corporativa. Revista Contemporânea de Contabilidade, 8(16), 37-64. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76222308003

João, B. N., & Pastore, R. (2017). Pesquisa em varejo omnichannel: Uma revisão sistemática e análise de conteúdo quantitativo. CLAV.

John, K., Litov, L., & Yeung, B. (2008). Corporate governance and risk‐taking. The Journal of Finance, 63(4), 1679-1728.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing: A bíblia do marketing (12ª ed.). Pearson.

Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976. (1976). Dispõe sobre as Sociedades por Ações. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm

Malacrida, M. J. C., & Yamamoto, M. M. (2006). Governança corporativa: Nível de evidenciação das informações e sua relação com a volatilidade das ações do Ibovespa. Revista Contabilidade & Finanças, 17(ESP), 65-79. https://doi.org/10.1590/S1519-70772006000400006

Marinho, A. R. M., & Marinho, D. A. (2019). Governança corporativa em empresas do varejo de moda. ConTexto, 19(43), 74-84. https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/96290/pdf

Marques, M. de L., Vianna, D. S. de C., Bufoni, A. L., & Marques, A. de L. (2018). Divulgação de informações acerca da governança corporativa por operadoras do setor elétrico brasileiro listadas na BMF&BOVESPA. In Anais do 10 CASI - X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (pp. 1-17.) FMP-FASE. www.even3.com.br/Anais/xcasi/64135-DIVULGACAO-DE-INFORMACOES-ACERCA-DA-GOVERNANCA-CORPORATIVA-POR-OPERADORAS-DO-SETOR-ELETRICO-BRASILEIRO-LISTADAS-NA

Mattar, F. N. (2011). Administração de varejo. Elsevier.

Nassiff, E., & Souza, C. L. (2013). Conflitos de agência e governança corporativa. Caderno de Administração, 7(1), 1-20.

Queiroz, J. M., Bastos, E. V. P., De La Cueva, J. F., & Mendes, D. (2019). Governança corporativa: Uma análise das empresas da nova economia. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 24(2), 61-74.

Rocha, G. A. P., do Rosário Contani, E. A., & da Silva Reco, T. L. (2017). Governança corporativa e desempenho das ações de empresas do setor de consumo e varejo. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 15(3), 230-252. https://doi.org/10.19094/contextus.v15i3.1010

Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. (2019). As 300 maiores empresas do varejo brasileiro: Ranking um estudo completo do setor. SBVC. https://sbvc.com.br/wp-content/uploads/2023/08/RankingSBVC2023_VersaoDigital.pdf

Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. (2020, 29 mar.). O papel do varejo na economia brasileira. SBVC. http://sbvc.com.br/o-papel-do-varejo-na-economia-brasileira-atualizacao-2020/

Serrentino, A. (2016). Varejo e Brasil: Reflexões estratégicas (2ª ed.). Varese Retail.

Silva, B. A. de O., & Krauter, E. (2020). Indicadores financeiros e governança corporativa de companhias brasileiras: uma análise sob a ótica da restrição financeira. Management in Perspective, 1(1), 9–33. https://doi.org/10.14393/MIP-v1n1-2020-44206

Silva, E. C. da S. (2018). Oportunidades de melhorias em sistemas de governança corporativa e gestão de consórcios de empresas: Um caso no segmento de exploração e produção de petróleo e gás [Tese de doutorado, Universidade Federal Fluminense].

Silveira, A. D. M. (2010). Governança corporativa no Brasil e no mundo: Teoria e prática (1ª ed.). Elsevier.

Valor Econômico. (2020). Valor 1000: As 1000 maiores. Valor Econômico. https://www.valor.com.br/valor1000/2019/ranking1000maiores

Vargas, L. A., Magro, C. B. D., & Mazzioni, S. (2021). Influência do gerenciamento de resultados e da governança corporativa no custo de capital de terceiros. Revista Contemporânea de Contabilidade, 18(46), 32–46. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e67387

Varotto, L. F. (2006). História do varejo. GV Executivo, 5(1), 86-90. https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/34379/33176

Vergara, S. C. (2007). Projetos e relatórios de pesquisa em Administração (8ª ed.). Atlas.

Zanella, L. C. H. (2013). Metodologia da pesquisa (2ª ed.). UFSC.

Downloads

Publicado

02-01-2025

Como Citar

BARROSO, T. F.; VIANNA, D. S. de C. .; QUEIROZ, J. M. .; FELIX, R. M. da S. .; CARMO, L. M. do. Um estudo comparativo entre o nível de divulgação entre varejistas e demais empresas da B3 no âmbito da governança corporativa. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 280–309, 2025. DOI: 10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35119. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/35119. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial (S1)