Um estudo comparativo entre o nível de divulgação entre varejistas e demais empresas da B3 no âmbito da governança corporativa
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35119Palavras-chave:
Governança Corporativa, Disclosure de Informações, B3, VarejoResumo
Objetivo: Comparar o nível de divulgação entre varejistas e as demais empresas da B3 no âmbito da Governança Corporativa.
Metodologia: Empregou-se o instrumento de análise (checklist) adaptado de Marques et al. (2018) sobre governança corporativa constituído por 19 perguntas binárias para uma amostra de 22 empresas varejistas listadas na B3.
Resultados: Os resultados deste trabalho apresentam evidências de que as varejistas divulgam, em média, 89,71% de informações sobre Governança Corporativa, enquanto as demais empresas da B3 divulgam, em média, 96,65%. Sendo assim, os resultados indicam que o nível de divulgação das varejistas é de, em média, 6,94% menor do que o nível de divulgação das demais empresas da B3 no âmbito da Governança Corporativa.
Contribuições do Estudo: Este estudo contribui para a literatura e para o mercado, pois inova ao agregar na percepção de uma necessidade de aprimoramento da divulgação de informações de Governança Corporativa no setor varejista, considerando principalmente a sua relevância no PIB nacional brasileiro em comparação com as demais empresas listadas na B3.
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