Variáveis externas que poderiam provocar a evasão dos estudantes do curso de ciências contábeis: um estudo em uma universidade pública federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n2ID37962

Palavras-chave:

Evasão, Fatores externos, Estudantes, Ciências Contábeis

Resumo

Objetivo: Identificar quais variáveis externas poderiam provocar a evasão dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em uma Universidade Pública Federal.

Metodologia: Pesquisa de levantamento, em que o instrumento foi um questionário eletrônico contendo 47 assertivas, com blocos específicos para cada constructo. A amostra do estudo consiste nos respondentes da pesquisa no período da coleta de dados, que compreendeu 69 estudantes. Os resultados foram analisados por meio, da estatística descritiva com distribuição de frequência.

Resultados: Os principais achados da pesquisa estão nas variáveis convergentes, pois os homens e as mulheres concordam que essa variável poderia provocar sua evasão, sendo estas as relacionadas com trabalho e as referentes à profissão e estudo contábil. Quanto às variáveis divergentes, as que mais poderiam provocar a evasão do sexo masculino estão relacionados à problemas de saúde, dependência de transporte e problemas pessoais. Em relação ao sexo feminino, é a incompatibilidade de horários estudo/trabalho, problemas de saúde e a baixa qualidade do ensino básico

Contribuições do Estudo: Espera-se contribuir com as instituições de ensino quando da implementação e promoção de planos e assistências educacionais que visem estimular a permanência dos estudantes, de modo que, as instituições passem a analisar a evasão sob a ótica da distinção existente entre os fatores que motivam a evasão dos homens, àqueles que motivam a evasão das mulheres.

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Biografia do Autor

Magali Martins e Martins, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduanda em Ciências Contábeis - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. 

Deize Aires Neves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Contabilidade - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil.

Juliana Tonello Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Contabilidade - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

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Publicado

03-07-2025

Como Citar

Martins, M. M. e ., Neves, D. A. ., Azevedo, J. T., & Quintana, A. C. (2025). Variáveis externas que poderiam provocar a evasão dos estudantes do curso de ciências contábeis: um estudo em uma universidade pública federal . REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte - ISSN 2176-9036, 17(2), 599–621. https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n2ID37962

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)