ALISAMENTO DE RESULTADOS E DISCLOSURE AMBIENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO NO SETOR DE SIDERURGIA E METALURGIA BRASILEIRO
Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar a existência de associação entre a prática de alisamento de resultados e a prática de disclosure de informações ambientais pelas empresas do setor de siderurgia e metalurgia no Brasil. A amostra foi selecionada da população de empresas listadas na BM&FBOVESPA, sendo composta por 22 empresas. As atividades das empresas selecionadas são de alto impacto ambiental conforme a Lei 10165/2000. As informações ambientais foram coletadas nos Relatórios da Administração [RA´s] e Notas Explicativas [NE´s] na base de dados da BM&FBOVESPA. As informações financeiras foram coletadas nos Demonstrativos Financeiros [DF´s] na base de dados da Economática®, foram identificadas nos RA´s e NE´s 542 sentenças, classificadas em “notícias boas” [n=351], “notícias neutras” [n=169] e “notícias ruins” [n=22]. O modelo de Eckel (1981) - Índice de Eckel [IE] - foi utilizado para identificar as empresas com indícios e sem indícios de alisamento de resultados. Para analisar a associação entre IE e Notícias [Boas, Neutras e Ruins] foi calculado o Coeficiente de Correlação de Spearman. O resultado evidencia correlação baixa das empresas com indício de alisamento apenas com informações divulgadas classificadas com o atributo “notícias neutras”.
Palavras-chave: Gerenciamento, Alisamento de resultado, Disclosure ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional