EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE: ESTADO DA ARTE DO CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DO PERÍODO DE 2004 A 2012
Resumo
O ensino de contabilidade no Brasil vem passando por profundas modificações desde sua instituição no século XIX. Nesse sentido, analisar a produção científica sobre educação e pesquisa em Contabilidade irá permitir compreender o seu estágio de desenvolvimento. Dessa forma, a pesquisa versa sobre as publicações na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade do Congresso USP de Contabilidade no período de 2004 a 2012, com o objetivo de analisar a produção relativa ao ensino superior de contabilidade. O estudo é de natureza aplicada, descritivo quanto aos objetivos e bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos de investigação. Foram examinados os 83 artigos aprovados no congresso no período, fundamentado na análise qualitativa. Como principais resultados, observa-se a produção categorizada em três principais temáticas: pesquisas dedicadas ao ensino e aprendizagem, pesquisas sobre a produção científica da área contábil e pesquisas sobre o curso de Ciências Contábeis. Adicionalmente, contatou-se a falta de aderência da maioria dos pesquisadores que submeteram artigos no período, assim como sinaliza a produção consolidada em um grupo mais seleto de pesquisadores na área. A reflexão a partir dos resultados das pesquisas pode fornecer subsídios aos professores e gestores de programas dos cursos de Ciências Contábeis para tomada de iniciativas que busquem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade no Brasil.
Palavras-chave: Educação superior. Ensino de contabilidade. Pesquisa em ensino em contabilidade. Processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional