EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE: ESTADO DA ARTE DO CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DO PERÍODO DE 2004 A 2012

  • Maria Ivanice Vendruscolo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Patrícia Alejandra Behar

Resumo

O ensino de contabilidade no Brasil vem passando por profundas modificações desde sua instituição no século XIX. Nesse sentido, analisar a produção científica sobre educação e pesquisa em Contabilidade irá permitir compreender o seu estágio de desenvolvimento. Dessa forma, a pesquisa versa sobre as publicações na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade do Congresso USP de Contabilidade no período de 2004 a 2012, com o objetivo de analisar a produção relativa ao ensino superior de contabilidade. O estudo é de natureza aplicada, descritivo quanto aos objetivos e bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos de investigação. Foram examinados os 83 artigos aprovados no congresso no período, fundamentado na análise qualitativa. Como principais resultados, observa-se a produção categorizada em três principais temáticas: pesquisas dedicadas ao ensino e aprendizagem, pesquisas sobre a produção científica da área contábil e pesquisas sobre o curso de Ciências Contábeis. Adicionalmente, contatou-se a falta de aderência da maioria dos pesquisadores que submeteram artigos no período, assim como sinaliza a produção consolidada em um grupo mais seleto de pesquisadores na área. A reflexão a partir dos resultados das pesquisas pode fornecer subsídios aos professores e gestores de programas dos cursos de Ciências Contábeis para tomada de iniciativas que busquem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade no Brasil.

Palavras-chave: Educação superior. Ensino de contabilidade. Pesquisa em ensino em contabilidade. Processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ivanice Vendruscolo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Profª do Dept°. de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do RioGrande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Grupo de Estudos em ContabilidadeSocietária (GECS) com projeto de pesquisa em normas internacionais decontabilidade (IFRS). Doutoranda em Informática na Educação pela UFRGS e Mestreem Ciências Contábeis pela UNISINOS (2007).
Patrícia Alejandra Behar
Doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Publicado
06-01-2014
Como Citar
VENDRUSCOLO, M. I.; BEHAR, P. A. EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE: ESTADO DA ARTE DO CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DO PERÍODO DE 2004 A 2012. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 6, n. 1, p. 83-98, 6 jan. 2014.
Seção
ARTIGOS