INFLUENCIA DO MÉTODO DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DOS METODOS QUANTITATIVOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRN
Resumo
O mercado atual exige profissionais da área contábil aptos a auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, sendo os métodos quantitativos um instrumento fundamental para a elaboração de informações relevantes. No entanto, segundo Quirino (2010), os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do campus de Natal, apresentam limitações para utilização destes métodos no campo profissional. O presente estudo tem como objetivo investigar o motivo do baixo desempenho dos alunos no componente curricular métodos quantitativos, por meio da análise dos questionários respondidos por 139 alunos do 5º ao 9º período, empregando-se o método não paramétrico, através do teste qui-quadrado. A análise revela que o desempenho dos alunos é influenciado pela ligação entre os métodos estudados e as possibilidades de aplicação nas diversas áreas da contabilidade, destacando a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Métodos quantitativos. Interdisciplinaridade. Ensino. Aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional