INFLUENCIA DO MÉTODO DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DOS METODOS QUANTITATIVOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRN

  • Maria Constantino de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Márcio César de Oliveira Quirino Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Giovanna Tonetto Segantini Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Aneide Oliveira Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O mercado atual exige profissionais da área contábil aptos a auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, sendo os métodos quantitativos um instrumento fundamental para a elaboração de informações relevantes. No entanto, segundo Quirino (2010), os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do campus de Natal, apresentam limitações para utilização destes métodos no campo profissional. O presente estudo tem como objetivo investigar o motivo do baixo desempenho dos alunos no componente curricular métodos quantitativos, por meio da análise dos questionários respondidos por 139 alunos do 5º ao 9º período, empregando-se o método não paramétrico, através do teste qui-quadrado. A análise revela que o desempenho dos alunos é influenciado pela ligação entre os métodos estudados e as possibilidades de aplicação nas diversas áreas da contabilidade, destacando a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave: Métodos quantitativos. Interdisciplinaridade. Ensino. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Constantino de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Graduada em Ciências Contábeis pela Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), integrou o Grupo de Pesquisa Estudos Avançados em Sustentabilidade (EAS-UFRN), atuando como Bolsista de Iniciação Científica no Projeto Abordagens Metodológicas no Ensino e Avaliação de Aprendizagem em Contabilidade, sendo orientada pela Professora Dra. Aneide Oliveira Araujo. Atualmente é Pós Graduanda no mestrado de Engenharia de Produção da UFRN.
Márcio César de Oliveira Quirino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Gestão Fiscal e Tributária e pós graduando em Engenharia de Produção(UFRN)

Giovanna Tonetto Segantini, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestre em Ciências Contábeis (UFRN)
Aneide Oliveira Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutora em Ciências Contábeis (UFRN)
Publicado
06-01-2014
Como Citar
MOURA, M. C. DE; QUIRINO, M. C. DE O.; SEGANTINI, G. T.; ARAUJO, A. O. INFLUENCIA DO MÉTODO DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DOS METODOS QUANTITATIVOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRN. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 6, n. 1, p. 19-34, 6 jan. 2014.
Seção
ARTIGOS