ANOMALIAS DE CALENDÁRIO E RETORNO ACIONÁRIO: ANÁLISE DO EFEITO DIA DA SEMANA E SETOR DA ECONOMIA

Autores

  • Márcio André Veras Machado Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Rebeca Albuquerque Cordeiro Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar, por meio de regressões com variáveis dummy, se existe o efeito dia da semana na BM&FBOVESPA, bem como se os referidos efeitos afetam todos os setores da economia ou se impactam apenas alguns setores. Os índices utilizados para a realização na pesquisa, no que tange aos setores da economia, são: o índice de Consumo – ICON; de Energia Elétrica – IEE; o Financeiro – IFNC; Materiais Básicos – IMAT; Imobiliário – IMOB; Setor Industrial – INDX; e o de Utilidade Pública – UTIL. Para tanto, foram utilizados os retornos diários de cada índice, no período de 2007 a 2012. Após a análise dos dados, foi possível verificar que não há evidências de retornos médios anormais no IBOVESPA. Entretanto, foi evidenciada a existência da anomalia em determinados índices econômicos, em subperíodos de tempo específicos. Desse modo, o artigo não corrobora os pressupostos da Hipótese de Eficiência de Mercado. Todavia, o estabelecimento de estratégias de investimento torna-se comprometido, haja vista a não consistência dos efeitos observados ao longo do tempo.

Palavras-chave: Hipótese de Eficiência de Mercado, Efeito dia-da-semana, Índices econômicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio André Veras Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Marcio Andre Veras Machado possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2000), mestrado em Administração, com concentração em Finanças, pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em administração, com concentração em finanças, pela Universidade de Brasília - UNB (2009). Atualmente, é Professor Adjunto II do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente em Finanças Corporativas, Mercado de Capitais e Métodos Quantitativos Aplicados à Finanças. Publicou diversos trabalhos em periódicos especializados e anais de eventos, no Brasil e no exterior.

Rebeca Albuquerque Cordeiro, Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Doutoranda em Administração. Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-07-2014

Como Citar

MACHADO, M. A. V.; CORDEIRO, R. A. ANOMALIAS DE CALENDÁRIO E RETORNO ACIONÁRIO: ANÁLISE DO EFEITO DIA DA SEMANA E SETOR DA ECONOMIA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 75–93, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4324. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS