RELAÇÕES DO EMPOWERMENT PSICOLÓGICO COM O SISTEMA DE MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO E O DESEMPENHO GERENCIAL
Resumo
A relação do empowerment psicológico com aspectos organizacionais, como o desempenho no trabalho e o sistema de mensuração de desempenho, vem despertando interesse em pesquisas acadêmicas. Espera-se que as teorias psicológicas indiquem que mecanismos cognitivos e motivacionais sejam aptos a explicar a relação entre os sistemas de mensuração de desempenho e o desempenho gerencial. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a relação entre o empowerment psicológico com o sistema de mensuração de desempenho da organização e com o desempenho gerencial dos seus empregados. Pesquisa descritiva foi realizada com dados coletados por meio de levantamento, com aplicação da técnica estatística de Partial Least Squares (PLS). Um questionário adaptado de Hall (2008), composto de quatro blocos de perguntas, foi enviado para 50 empregados de setores administrativos de quatro empresas localizadas em Santa Catarina, dos quais 20 o responderam. Os resultados indicam relações de algumas dimensões do empowerment psicológico com a compreensibilidade do sistema de mensuração de desempenho (PMS) e com o desempenho gerencial, embora sejam apenas parciais. Conclui-se que o empowerment psicológico dos empregados não apresenta associação significativa com o sistema de mensuração de desempenho e com o desempenho gerencial dos empregados.
Palavras-chave: Empowerment psicológico. Sistema de mensuração de desempenho. Desempenho gerencial.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional