Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 7 – Número 2 – Ano 2015 (jul./dez./2015)

Autores

  • José Dionísio Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 7 – Número 2 – Ano 2015 (jul./dez./2015)

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 14ª edição 15 (quinze) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.

Artigo 1 - DETERMINANTES DO DISCLOSURE AMBIENTAL NOS RELATÓRIOS DE EMPRESAS LISTADAS NA BOVESPA de Márcio Nunes da Silva, José Alexandre Soares de Oliveira Lima, Maurício Assuero Lima de Freitas, Lucivaldo Lourenço da Silva Filho e de Umbelina Cravo Teixeira Lagioia com o objetivo de investigar os determinantes que influenciam as divulgações ambientais nos relatórios anuais das empresas listadas na BM&FBOVESPA.

Artigo 2 - PRODUZIR OU TERCEIRIZAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DIFERENCIAL SOB O ENFOQUE DA ESCOLHA RACIONAL de Rodrigo Vicente dos Prazeres, Jaqueline Arruda dos Santos, Juliana Gonçalves de Araújo, João Gabriel Nascimento de Araújo e de Umbelina Cravo Teixeira Lagioia com o objetivo de descrever quais os fatores determinantes do processo decisório relativo às alternativas entre produzir ou terceirização.

Artigo 3 - IMPLANTAÇÃO DA AUDITORIA BASEADA EM RISCO EM UMA ENTIDADE DO "SISTEMA S": O CASO DO SEBRAE/CE de Ruth Carvalho de Santana Pinho e de Leonardo Brandão Bezerra com o objetivo de identificar os fatores que concorrem para uma bem-sucedida implantação da Auditoria Baseada em Risco (ABR).

Artigo 4 - A UTILIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NO PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DAS OPERADORAS DE PLANO DE SAÚDE PELA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS) de Ramon Santiago Magalhães, Leonor Bernadete Aleixo dos Santos, Miguel Carlos Viana Negreiros, Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares e de Adenes Teixeira Alves com o objetivo de analisar o papel das informações contábeis junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar, enquanto órgão regulador das operadoras de planos de saúde.

Artigo 5 - EFEITOS DAS IFRS NO CONSERVADORISMO CONTÁBIL: UM ESTUDO EM COMPANHIAS ABERTAS DOS PAÍSES MEMBROS DO GLENIF de Antônio Carlos Brunozi Júnior, Angela Maria Haberkamp, Tiago Wickstrom Alves e Clóvis Antônio Kronbauer com o objetivo de avaliar as magnitudes das influências das IFRS nos níveis de conservadorismo contábil das práticas adotadas nos países membros do GLENIF, mais especificadamente, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru no período de 2003 a 2013.

Artigo 6 - ALTO E BAIXO DESEMPENHO NO ENADE: QUE VARIÁVEIS EXPLICAM? de Karinne Custódio Silva Lemos e de Gilberto José Miranda com o objetivo de identificar quais as variáveis utilizadas pelo Sistema Nacional de Educação Superior que influenciam no desempenho das faculdades de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. 

Artigo 7 - CLASSIFICAÇÃO DOS JUROS E DIVIDENDOS NA DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS de Lara Núbia Silvestre e de Rodrigo Fernandes Malaquias com o objetivo de analisar a classificação dos juros e dividendos na DFC das empresas brasileiras de capital aberto, referentes ao exercício de 2009.

Artigo 8 - EFEITOS DA ADOÇÃO DO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS NA CADEIA VINÍCOLA DO VALE DOS VINHEDOS de Matheus Tumelero Dornelles, Clóvis Antônio Kronbauer, João Luis Peruchena Thomaz e de Antônio Carlos Brunozi Júnior com o objetivo de analisar os efeitos nos preços praticados pela Cadeia Vinícola do Vale dos Vinhedos em função da adoção do regime de substituição tributária do ICMS no período de 2007 a 2012.

Artigo 9 - A PARTICIPAÇÃO DE ENTES INTERNACIONAIS NO PROCESSO DE CONSULTA PÚBLICA DA NORMA CONTÁBIL PÚBLICA INTERNACIONAL SOBRE ATIVOS INTANGÍVEIS de Abner Ribeiro Salaroli, José Elias Feres de Almeida e de Janyluce Rezende Gama com o objetivo de mapear a participação dos entes internacionais no processo de consulta pública da IPSAS sobre ativo intangível com suporte na Teoria Tridimensional do Direito.

Artigo 10 - NÍVEL DE CONFIABILIDADE DO VALOR JUSTO DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS NAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS BRASILEIRAS de Eduardo Gonçalves Moura e de José Alves Dantas com o objetivo de avaliar o grau de confiabilidade do valor justo dos instrumentos financeiros das instituições bancárias brasileiras, tendo por referência a composição da hierarquia do valor justo divulgada por essas entidades em suas demonstrações financeiras.

Artigo 11 - A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E DO USO ESTRATÉGICO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR EMPRESAS DE PEQUENO PORTE de Josevaldo Amaral de Sousa, Rodrigo José Guerra Leone e de Anailson Márcio Gomes com o objetivo de analisar a aprendizagem organizacional e o uso estratégico das informações contábeis como influenciadores na qualidade da captação de crédito pelas Empresas de Pequeno Porte no Rio Grande do Norte.

Artigo 12 - ESTUDO SOBRE O USO DOS ATRIBUTOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL EM EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA de Paula de Souza, Jéssica Kopak Castro, Altair Borgert, Leonardo Flach e de Rogério João Lunkes com o objetivo de verificar como ocorre o uso dos atributos da contabilidade gerencial propostos por Moores e Yuen (2001) pelos gestores das empresas de capital aberto do setor de energia elétrica.

Artigo 13 - INFORMAÇÃO CONTÁBIL E CONCENTRAÇÃO ACIONÁRIA: ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PERSISTÊNCIA E DA OPORTUNIDADE de Harlan de Azevedo Herculano e de Geovanne Dias de Moura com o objetivo de analisar a influência do nível de concentração de capital sobre a qualidade da informação contábil em empresas brasileiras de diversos setores econômicos listadas na BM&FBovespa.

Artigo 14 - USO DOS ARTEFATOS DE CONTABILIDADE GERENCIAL: COMPARATIVO ENTRE OS HOSPITAIS ACREDITADOS NO BRASIL COM OS NÃO ACREDITADOS DA CIDADE DE MANAUS (AM) de Redvânia Vieira Xavier e de Manoel Martins do Carmo Filho como o objetivo de analisar os artefatos de contabilidade gerencial nos hospitais acreditados no Brasil e nos não acreditados da cidade de Manaus (AM).

 

Artigo 15 - ESTRUTURA DE PROPRIEDADE E CONTROLE E ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO de Thamirys de Sousa Correia e de Orleans Silva Martins com o objetivo de investigar a relação existente entre a estrutura de propriedade e controle das empresas e a assimetria da informação existente nas negociações de suas ações.

Boa leitura. Cordiais saudações!

Prof. Dr. José Dionísio Gomes da Silva
Editor Geral

Prof. Maurício Corrêa da Silva
Editor Adjunto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Dionísio Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado em andamento em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFRN). Mestrado em Ciências Contábeis pelo programa Multi-institucional e Inter-regional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN (2004/2005). Especialização em Contabilidade e Controladoria Governamental (2001/2002) pela UFPE. Graduado em Ciências Contábeis pela Sociedade Civil Colégio Moderno - Faculdades Integradas - Belém - PA (1985). Lecionou na Faculdade Santa Catarina (FASC), Faculdade Boa Viagem (FBV) e na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE), no período de agosto de 2002 a julho de 2009. Tem experiência na área contábil do setor público. Exerceu a função de contador do setor público por mais de 15 anos. Linha de pesquisa: contabilidade governamental, controladoria governamental e auditoria governamental. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Departamento de Ciências Contábeis, desde julho de 2009. Leciona as disciplinas: auditoria governamental, controladoria governamental, contabilidade governamental e administração financeira governamental.

Downloads

Publicado

04-06-2015

Como Citar

SILVA, J. D. G. da. Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 7 – Número 2 – Ano 2015 (jul./dez./2015). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 7, n. 2, p. i-iii, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/7230. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL