AVALIAÇÃO DO VALUE RELEVANCE DAS INFORMAÇÕES SOBRE A HIERARQUIA DO VALOR JUSTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n1ID7238Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar se o value relevance do valor justo a Nível 1 e 2 é maior que o value relevance do Nível 3. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, desenvolvida com base no método de regressão linear-logarítmica. A amostra foi composta por 50 empresas listadas no Índice IBrx-100 da BM&FBOVESPA que apresentaram informações sobre a hierarquia do valor justo. Os dados utilizados para as análises deste estudo foram coletados nas demonstrações financeiras trimestrais e notas explicativas das empresas analisadas e referem-se ao período entre o primeiro trimestre de 2013 ao quarto trimestre de 2014. Os resultados da pesquisa demonstraram que, para os ativos a valor justo, apenas a variável AVJ3 (1,05) apresentou value relevance, coeficiente positivo e estatisticamente significativo. Para os passivos, PVJ12 (7,64) e PVJ3 (6,92) apresentaram value relevance, porém, com coeficiente diferente do teoricamente esperado de negativo. Respondendo ao objetivo geral da pesquisa, apenas é possível afirmar que o value relevance dos Níveis 1 e 2 é maior que value relevance do Nível 3 para os passivos. Além disso, a partir dos resultados pode se inferir que os investidores interpretaram os valores do passivo a valor justo de forma contrária ao esperado, conforme já havia sido observado nos estudos de Gaynor, McDaniel e Yohn (2009) e Lachmann, Wöhrmann e Wömpener (2011).
Palavras-chave: Valor justo. Hierarquia do valor justo. CPC 46. Value relevance.
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