UM ESTUDO SOBRE AS DOAÇÕES REALIZADAS PELAS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO AOS PARTIDOS POLÍTICOS NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS EM 2014

Autores

  • Mayke Douglas Xavier de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Rodrigo Vicente dos Prazeres Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliana Gonçalves de Araújo Universidade Federal de Pernambuco
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n2ID8054

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar qual o nível de disclosure voluntário das doações realizadas aos partidos políticos nas eleições brasileiras de 2014 pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA, e observar se a governança corporativa e a auditoria externa exercem influência no processo de divulgação dessas informações. A coleta de dados segregou-se em duas fases. Para a primeira fase foram coletadas as informações sobre as doações realizadas aos partidos políticos e comitês pelo Programa de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE WEB), e a coleta das informações sobre governança corporativa, segmento de mercado e auditoria externa. A segunda parte foi aplicação de um check-list elaborado a partir da presunção de relevância das informações contábeis que seriam consideradas úteis pelos usuários externos da informação contábil. Para a operacionalização do check-list foram analisados os Balanços Patrimoniais, as Demonstrações de Resultado, as Notas Explicativas e os Relatórios de Administração das companhias estudadas. Como resultado observou-se que apenas uma empresa mencionou em notas explicativas as doações realizadas aos partidos políticos, no entanto não divulgou quais partidos foram beneficiados, quais foram os critérios usados nas escolhas dos partidos e quantos foram os valores doados. Também foi possível observar que os níveis diferenciados de governança corporativa e a realização da auditoria externa por uma firma “big four” não exerceram influencia sobre o nível de disclosure voluntário das doações realizadas.

Palavras Chaves: Disclosure Voluntário. Financiamento Eleitoral. Governança Corporativa.

 

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Biografia do Autor

Mayke Douglas Xavier de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco

Rodrigo Vicente dos Prazeres, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco

Juliana Gonçalves de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

18-04-2016

Como Citar

DE LIMA, M. D. X.; PRAZERES, R. V. dos; ARAÚJO, J. G. de; LAGIOIA, U. C. T. UM ESTUDO SOBRE AS DOAÇÕES REALIZADAS PELAS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO AOS PARTIDOS POLÍTICOS NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS EM 2014. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 249–262, 2016. DOI: 10.21680/2176-9036.2016v8n2ID8054. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/8054. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS