CUSTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS E GRI: UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS INTEGRANTES DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n2ID8695Resumo
A busca por políticas e metodologias eficientes do ponto de vista econômico e social faz parte da nova realidade das empresas, as quais têm procurado cada vez mais alinhar sua realidade produtiva às normas sociais e ambientais. O objetivo da pesquisa é analisar a evidenciação dos custos ambientais e sociais, à luz das diretrizes do GRI, pelos relatórios de sustentabilidade das empresas do ISE. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e qualitativa, que utiliza a análise de conteúdo como método de análise dos dados. Os resultados apontam que a maioria das empresas estudadas apenas descrevem os riscos de suas atividades, sem informar os custos para mitigá-los. Verificou-se também que a redução de energia, a reutilização de água e a redução das emissões de gases de efeito estufa são melhorias na qualidade do desempenho ambiental decorrentes dos investimentos nessa área que propiciam a redução dos custos, associando-se, assim, à ecoeficiência. Através da análise dos indicadores LA2, LA6 e LA9, observou-se que grande parte das empresas investe em seus empregados, bem como controlam os acidentes ocorridos com esses. No que se refere aos impactos provocados na comunidade, algumas empresas afirmaram não possuir mecanismos para mensurá-los.Palavras-chave: Custos ambientais e sociais. GRI. Relatório de Sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional