EMPRESAS POTENCIALMENTE POLUIDORAS: DETERMINANTES QUE INFLUENCIAM A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID9696Palavras-chave:
Teoria da divulgação. Divulgação de informações ambientais. Sustentabilidade.Resumo
A divulgação voluntária de informações ambientais é tema que vem ganhando espaço na gestão das organizações, uma vez que, segundo a teoria da divulgação, influencia diretamente na percepção de valor da empresa pelas diversas partes interessadas. O objetivo desta pesquisa é verificar quais fatores determinantes influenciam a divulgação voluntária de informações ambientais das empresas consideradas potencialmente poluidoras, listadas na BM&FBovespa no ano de 2014, ressaltando o contexto da sustentabilidade. Nesse sentido, com base em pesquisas anteriores, foi selecionado um conjunto de variáveis que poderiam impactar no maior ou menor número de informações ambientais divulgadas. A amostra analisada somou 42 empresas. Os dados foram submetidos à análise de regressão múltipla e à correlação de Pearson. Os resultados indicam que a variável independente relatório de sustentabilidade confirma uma relação positiva com a variável dependente divulgação de informações ambientais, enquanto que as variáveis independentes tamanho, rentabilidade, endividamento e sustentabilidade não apresentaram significância estatística no modelo.
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