SISTEMA DE CUSTO BASEADO NA METODOLOGIA DO CUSTEIO TDABC: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ENTIDADE DE APOIO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n1ID9756Resumo
A parceria entre Universidades e entidades de apoio visa conceder agilidade e flexibilidade necessárias ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. A necessidade de aprimorar os critérios para aceitação de projetos que, via de regra, têm taxas de administração majoradas pelos contratos firmados com as Universidades e a necessidade de manter informações que eventualmente possam ser requeridas pelos órgãos de controle são os fatores que instigaram esta pesquisa. Por conseguinte, o presente estudo tem como objetivo analisar os benefícios resultantes da aplicação de um modelo de apuração de custos à luz do Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), em uma entidade de apoio. Elegeu-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa, classificada como exploratória quanto aos objetivos, qualitativa quanto à natureza, e documental quanto aos procedimentos, agregando também a observação participante. O desenvolvimento do modelo de apuração de custos compreendeu as seguintes etapas: identificação dos setores envolvidos; entrevistas com a gerência para o levantamento das atividades e respectivos tempos; obtenção de informações de natureza contábil-financeira acerca dos custos por operações, e por fim a aplicação do modelo de apuração dos custos. Conclui-se que a utilização do TDABC permitirá que a entidade de apoio projete a receita necessária para atender às necessidades do Curso e assegure a consecução dos seus objetivos estratégicos mediante a análise de viabilidade dos projetos que administra. Adicionalmente, a adoção do TDABC propicia o redimensionamento das atividades pela eliminação das que não agregam valor ao negócio e permite às instituições de apoio adequar-se às variações das mensalidades que possam decorrer da possível inadimplência dos alunos, já que estas são a base de cálculo da taxa administrativa. Ademais, o levantamento desses custos permitirá a prestação de contas dos recursos administrados e fundamentará respostas para eventuais questionamentos dos órgãos de controle quanto aos percentuais cobrados a título de taxa de administração.
Palavras-chave: Custos. Time Model Driven. Entidade de Apoio.
Downloads
Referências
BARROS, Rúben Silva; SIMÕES, Ana Maria Dias. Do custeio tradicional ao time-driven activity-based costing: revisão de literatura e sugestões de investigação futura. Revista Iberoamericana de Contabilidad e Gestion (RIGC). Vol. XII, nº 24, Julio-Diciembre 2014.
BRASIL. Lei 8958/94. Dispõe sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de apoio e dá outras providências. Diário da Presidência da República Federativa do Brasil.
BRASIL. Projeto de Emenda Constitucional no. 395. Altera a redação do inciso IV do art. 206 da Constituição Federal, referente à gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Câmara dos Deputados, Brasília, 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de empresas: uma abordagem contingencial. 3a.edição. São Paulo: Makron, 1995.
CAMPOS, Gerlane F.de O.; FIGUEIRÊDO JR., Hugo S. de. Aplicação do método de
custeio ABC direcionado pelo tempo (TDABC) como apoio à gestão de um estaleironaval. Anais: XVI CongressoBrasileiro de Custos, Fortaleza, 2009.
CUNNINGHAM, G.M. Management control and accounting systems under competitive strategy.Accounting, Auditing & Accountability Journal, vol.5, No.2, pp. 85-102, 1992.
DIEL, Carlos Alberto. GONÇALO, Claudio Reis. Gestão Estratégica de Custos: Uma estrutura para análise daestratégia praticada aplicada em empresas de serviços. Anais: IX Congresso Brasileiro de Custos. Florianópolis, 2005.
ECKERT, Alex; MECCA, Marlei Salete; BIASIO, Roberto; MAURO, Priscila Stedille. A viabilidade da aplicação do método de custeio TDABC em umaempresa de mármores sob encomenda.Anais: IX Congresso Brasileiro de Custos. Bento Gonçalves, 2012.
FONTOURA, Fernando Batista Bandeira da.Gestão de Custos. São Paulo: Atlas, 2013.
FRY T.D; STEELE, D.C; SALADIN, B.A. The Role of Management Accounting in the Development of a Manufacturing Strategy.IJOPM, vol.15, No12, 1995, p. 21-31
KAPLAN, Robert S. COOPER. Robin. Custo e Desempenho. 2. Ed. São Paulo. EditoraFutura, 2000.
KAPLAN, R. S.; ANDERSON, S. R. Time driven activity-based costing.HarwardBussinessReview, Novembro de 2004, Volume 82, No. 11.
____________________. Custeio baseado em atividades e tempo. Time driven activity-based costing - o caminho prático e eficaz para aumentar a lucratividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
KOONTZ, Harold e O’DONNELL, Cyril. Fundamentos da Administração. 2. ed. São Paulo: Livraria Pioneira, 1981.
PADOVEZE, Clóvis Luís; TAKAKURA JR.; Franco Kaolu. Custos e Preços de Serviços. São Paulo: Ed. Atlas, 2013.
RODRIGUES, Evaldo Z.; SILVA, Wendel Alex Castro.; ARAÙJO, Elisson, Alberto TavaresCusteio Baseado em Atividade e Tempo - TDABC: estudo de caso em uma instituição de ensino superior particular.
SANTANA, Alex Fabiano Bertollo. AFONSO, Paulo. FAGUNDES, Jair Antonio. Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC): um perfil dos artigos publicados no Congresso Brasileiro de Custos.Anais: XX Congresso Brasileiro de Custos, Uberlândia, 2013.
SANTANA, Gislaine A. S.; COLAUTO, Romualdo D.; CARRIERI, A. P.
Institucionalização de instrumentos de custeio para o controle gerencial: o caso de uma
organização do setor elétrico. Anais: XVII Congresso Brasileiro de Custos, Belo Horizonte, 2010.
SHANK, John K.; GOVINDARAJAN, Vijay.A revolução dos custos: como reinventar e redefinir sua estratégia de custos para vencer em mercados crescentemente competitivos. 2ª.
ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SCHULTZ, Albino Charles et. al. Produção Científica na área de custos no setor de serviços no período de 2000 a 2004. Anais: X Congresso Brasileiro de Custos. Espírito Santo, 2004.
SOUZA, A. A.e ; AVELAR, E. A. ; BOINA, T. M. ; LARA, C. O. Análise dos estudos empíricos realizados sobre o time-driven ABC entre os anos de 2004 e 2008. Anais: 9º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo: FEA/USP, 2009.
TSE, M.S.C.; GONG, M.Z. (2009): “Recognition of idle resources in Time-Driven Activity-Based Costing and resource consumption accounting models”. Journal of Applied Management Accounting Research, 7 (2): 41-54.
WERNKE, Rodeney. LEMBECK, Marluce, MENDES, Eduardo Zanellatto. ABC versus TDABC: estudo de caso aplicado no setor de manutenção de veículos de uma transportadora de passageiros. Anais: XVI Congresso Brasileiro de Custos. Fortaleza, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional