CÁLCULO DO CUSTO DE CATÁSTROFES: PROPOSTA DE ABORDAGEM
Abstract
Este trabalho propõe um método para o cálculo dos custos de catástrofes naturais e o custo do atendimento após a ocorrência do fato. As questões de pesquisas, os custos de catástrofes naturais e os custos de atendimento ex-post facto permitem a verificaçáo da açáo orçamentária e do emprego das verbas destinados a este fim. Salienta-se que a dinâmica social que força a situaçáo da catástrofe é a territorializaçáo dos empobrecidos, portanto social e de importância para a contabilidade de custos. O potencial de risco associado às catástrofes é crescente e a questáo do planejamento e da gestáo de custos é fundamental e pertinente. Para o equacionamento aplicam-se técnicas econométricas e contabilométricas na busca de soluções ex-post do problema. O equacionamento do custo e do atendimento é matematicamente descrito como sistema. O custo da distribuiçáo de recursos é um problema de allocation of resources. O custo das atividades pós-catástrofes representam uma sequência de ações com soluçáo do problema do caminho ótimo, routing problem, ou de menor custo. Supôs-se que essas atividades sáo representadas por um sistema descrito por uma variável escalar discreta. Verifica na prática das ações de grupos de atendimento que existe um controle das operações. Considerou-se o exercício do controle para se ter o mínimo custo nas operações “observaçáo – controle” onde o controle tem um custo que deve ser considerado. Observa-se, portanto um processo de decisáo seqüencial com soluçáo de mínimo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this magazine agree with the following terms:
Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution Licence which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.