COLONIZATION OF ACCOUNTING: A CASE STUDY ABOUT THE CONVERGENCE OF BRAZILIAN ACCOUNTING STANDARDS

Authors

  • Suênia Graziella Oliveira de Almeida Santos do Nascimento Faculdade Nova Roma/FGV
  • Jorge Expedito de Gusmão Lopes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Marcleide Maria Macêdo Pederneiras Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Abstract

This article aims to investigate the perception of teachers in Habermasian perspective on convergence of Brazilian accounting to international standards. For the research, we used the empirical method-inductive approach with qualitative and quantitative methodology. For data collection we used structured questionnaires, applied to the professors of Accounting of two institutions of higher education in northeastern Brazil, one public and one private. The data collected were submitted to the Multiple Correspondence Analysis (MCA) in order to identify a combination of responses and categories that could present a greater stability when they were plotted in multidimensional space, resulting in two conjectures answers. The results show that there is evidence of settlement of accounts in Brazil. Thus, in the life world of that case, there should be a social integration among all who are part of the accounting, so that there was a shared communicative standards issued by the International Accounting Standards Board (IASB), which guide the actions of those social actors involved.

Keywords: Convergence Accounting. International Accounting Standards. Internal Colonization of the Life World.

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Author Biographies

Suênia Graziella Oliveira de Almeida Santos do Nascimento, Faculdade Nova Roma/FGV

Possui Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduação em Ciências Contábeis na mesma Universidade. Atualmente é Contadora da Xinguara Indústria e Comércio S/A e Coordenadora da Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Nova Roma/FGV. 

Jorge Expedito de Gusmão Lopes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Geografia e Estudos Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1969), graduação em Pedagogia - Suam (1975), mestrado em Administração Escolar - Penn State (1981) e doutorado em Administração Escolar - University of Miami (1985).Possui pós-doutorado em Educação em 1989. É Research Scholar da University of Miami desde 1990 Professor Associado III da Universidade Federal de Pernambuco aposentado.

Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção na Área de Gestão de Negócios pela UFSC (2005); Especialista em Consultoria Empresarial pela Faculdade Estadual de Ciências Econômica de Apucarana (1999); Graduado em Ciências Contábeis (1993) e em Letras (1998). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Programa de Mestrado em Contabilidade da UFPR. Professor Permanente no Curso de Mestrado em Contabilidade da UFPR.

Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Ciências Contábeis - Unipê Centro Universitário de João Pessoa (1995), graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2003). Doutoranda em Administração pelo PRODPAD/UFPE. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em contabilidade, contabilidade avançada, elaboração trabalhos científicos, análise de artigos científicos. É vice- lider do GEPEC-GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CONTABILIDADE. Co-Autora do livro O FAZER DO TRABALHO CIENTÍFICO EM CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS. Autora e organizadora do livro EDUCAÇÃO CONTÁBIL: tópicos de ensino e pesquisa; autora e organizadora do livro os NOVOS PARADIGMAS PARA A CIÊNCIA CONTÁBIL. Autora e organizadora do livro ESTUDANDO TEORIA DA CONTABILIDADE; autora do Livro DIDÁTICA e PESQUISA aplicada ao ensino da CONTABILIDADE. Organizadora e co-autora do livro CONSULTORIA ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas, publicado em out de 2010, e Coordenadora nacional do I SBTCont- I Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade. Possui diversos artigos publicados em periódicos nacionais e vasta participação em eventos nacionais.

Published

03-07-2014

How to Cite

NASCIMENTO, S. G. O. de A. S. do; LOPES, J. E. de G.; COLAUTO, R. D.; PEDERNEIRAS, M. M. M. COLONIZATION OF ACCOUNTING: A CASE STUDY ABOUT THE CONVERGENCE OF BRAZILIAN ACCOUNTING STANDARDS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 134–151, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4903. Acesso em: 5 jul. 2024.

Issue

Section

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