Editorial – Revista Ambiente Contábil – V. 10 – N. 1 – Año 2018 (ene./jun./2018)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1ID13383

Palabras clave:

Editorial

Resumen

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 19ª edição 20 (vinte) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.

Artigo 1 - CAUSALIDADE ENTRE OS RETORNOS CONTÁBEIS E OS RETORNOS DO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO de Raquel Berger Deorce, Carlos Enrique Carrasco Gutierrez, Anderson de Oliveira Reis e Elizangela Lourdes de Castro com o objetivo de investigar no âmbito do mercado acionário brasileiro a relação de causa e efeito entre o retorno contábil (ROE) e o retorno do mercado de ações (RET) no Brasil, analisando precedência temporal e procurando evidências sobre a capacidade preditiva.

Artigo 2 - A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A IMPORTÂNCIA RELATIVA DE COMPETÊNCIAS CONTÁBEIS NAS PMES NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE de Lucas Gurgel Mota Saraiva, Francisco Antônio Bezerra e Aziz Xavier Beiruth com o objetivo de investigar a percepção dos gestores sobre o grau de importância das competências contábeis em relação aos demais fatores considerados como relevantes na gestão de uma PME.

Artigo 3 - O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO CONTÁBIL NO SETOR PÚBLICO: PERCEPÇÃO DOS CONTADORES SOBRE UNIVERSIDADES FEDERAIS de Diego Messias e Silvana Anita Walter com o objetivo de verificar como os contadores responsáveis pela elaboração dos relatórios contábeis percebem o processo de construção da informação contábil em quatro universidades federais.

Artigo 4 - APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A CONTABILIDADE: HABILIDADES INTELECTUAIS DA TAXONOMIA DO DOMÍNIO COGNITIVO de Ivone Vieira Pereira e César Augusto Tibúrcio Silva com o objetivo de verificar as contribuições que a aprendizagem cooperativa pode proporcionar para o desempenho acadêmico e para a habilidade de comunicação dos acadêmicos de Ciências Contábeis.

Artigo 5 - GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO GRÁFICA NO PROCESSO DECISÓRIO de Mariana Pereira Bonfim, Ilka Gislayne de Melo Souza, César Augusto Tibúrcio Silva e Alex de Oliveira Serafim com o objetivo de verificar se a forma como são apresentados os gráficos com informações contábeis podem (ou não) influenciar o processo decisório dos usuários.

Artigo 6 - ANÁLISE DE EVIDÊNCIAS PRÓ VALOR JUSTO NA NOVA ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE de Ercilio Zanolla e Gustavo Amorim Antunes com o objetivo de apresentar e analisar a Estrutura Conceitual da Contabilidade (ECC) e suas alterações no processo de convergência às normas internacionais de contabilidade, destacando-se possíveis evidências que sinalizam para a adoção do valor justo como principal base de mensuração.

Artigo 7 - ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE ACERCA DA EVIDENCIAÇÃO DO PASSIVO AMBIENTAL de Mário de Carvalho Filho, Márcio Sampaio Pimentel, Rafaela Maria José Bertino e Anália Regina de Lima Oliveira com o objetivo de descrever como as empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F BOVESPA, declararam-se em relação a seus passivos ambientais durante o período de 2012-2015.

 Artigo 8 - EFEITOS DA CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS NA RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL DE EMPRESAS BRASILEIRAS de Alini da Silva, Josiane Brighenti e Roberto Carlos Klann com o objetivo de verificar a influência do processo de convergência às normas contábeis internacionais do IASB na relevância da informação contábil divulgada por empresas brasileiras.

Artigo 9 - TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: FATORES EXPLICATIVOS DO NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE DO RIO GRANDE DO SUL de Camila Brocco, Tadeu Grando, Vanessa de Quadros Martins, Antônio Carlos Brunozi Junior e Suelen Corrêa com o objetivo de verificar quais fatores podem explicar o nível de transparência dos municípios.

Artigo 10 - Criação do Conselho de Gestão Fiscal: APRENDENDO COM A experiência INTERNACIONAL de Juliana Mioranza e Diana Vaz de Lima com o objetivo de conhecer as experiências internacionais sobre a criação de Conselhos de Gestão Fiscal para subsidiar as discussões sobre o tema no Brasil.

Artigo 11 - ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA TÉCNICA DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA BRASILEIRAS: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE O ÍNDICE DE MALMQUIST E WINDOW ANALYSIS de Atelmo Ferreira de Oliveira, Jorge Katsumi Niyama, Renato Henrique Gurgel Mota e Arlindo Nonato Morais de Souza com o objetivo de avaliar se as empresas distribuidoras de energia elétrica foram eficientes na aplicação dos recursos gerenciáveis no período de 2003 a 2013.

Artigo 12 - DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: A EVOLUÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA DAS EMPRESAS CATARINENSES LISTADAS NA BM&FBOVESPA de Ana Paula Günther Guesser, Juliana Fedrigo e André Carlos Einsweiller com o objetivo de classificar segundo os aspectos sociais, financeiros e econômicos os valores gerados e distribuídos, bem como demonstrar os percentuais da distribuição da riqueza das 23 empresas catarinenses de capital aberto, referente aos anos de 2010 a 2015.

Artigo 13 - DISCLOSURE DO RISCO OPERACIONAL NAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA de Hildegardo Pedro Araújo de Melo e Carla Renata Silva Leitão com o objetivo de analisar o cumprimento das exigências do Comitê da Basileia Sobre Supervisão Bancária – BCBS para o disclosure dos riscos operacionais, através de um estudo nas instituições bancárias que estão listadas na BM&FBovespa.

Artigo 14 - VALUE RELEVANCE DA EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES POR SEGMENTO de Tatiane Araújo dos Santos, Patrícia de Souza Costa e de Wesley Daniel Barbosa Gonçalves com o objetivo de analisar se as informações por segmentos, especificamente o resultado líquido e o patrimônio líquido por segmento, são relevantes para o processo decisório dos investidores.

Artigo 15 - FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NO MERCADO DE DERMOPIGMENTAÇÃO: VARIÁVEIS PERCEBIDAS PELOS PROFISSIONAIS de Melchior Antônio Dumaszak, Gilberto José Miranda, Edvalda Araujo Leal com o objetivo de identificar os critérios utilizados pelos participantes da pesquisa na formação de preços, o coeficiente de variação de preços e quais variáveis guardam relações significativas com o processo de formação de preços.

Artigo 16 - DETERMINANTES DA QUALIDADE DO TRABALHO PERICIAL CONTÁBIL NAS VARAS CÍVEIS DA COMARCA DE NATAL/RN de Jislene Trindade Medeiros, Cecília Maria Medeiros Dantas, Diogo Henrique Silva de Lima e Erivan Ferreira Borges com o objetivo de investigar os aspectos determinantes para a qualidade dos trabalhos periciais nas varas cíveis da comarca de Natal/RN na percepção dos magistrados.

Artigo 17 - SATISFAÇÃO DOS ALUNOS COM O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR de Suzete Antonieta Lizote, Miguel Angel Verdinelli, José Carlos Terres, Elen Sauer Camozzato, Jacqueline dos Santos Seemann com o objetivo de avaliar como o interesse do estudante e o envolvimento do professor influenciam na satisfação geral dos alunos de graduação em Ciências Contábeis em diferentes tipos de Instituições de Ensino Superior.

Artigo 18 - POLÍTICAS DE DIVIDENDOS EM EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO de Nayara Alves Rebouças, Rafael Sales Almendra e Alessandra Carvalho de Vasconcelos com o objetivo de identificar os principais fatores correlacionados às políticas de dividendos nas empresas do setor elétrico.

Artigo 19 - SISTEMA DE PRODUÇÃO HIDROPÔNICO: PROPOSTA DE FLUXO CONTÁBIL DE ACORDO COM O CPC 29 de Wemerson Pinheiro da Costa, Deyvison de Lima Oliveira, Robinson Francino da Costa e de Ronie Peterson Silvestre com o objetivo de propor um modelo de fluxo contábil aplicável ao sistema de produção hidropônico, levando em consideração as suas peculiaridades.

Artigo 20 - PERCEPÇÃO DOS CONTADORES QUANTO ÀS DIFICULDADES DE COMPETÊNCIA TÉCNICA PARA A IMPLANTAÇÃO DO SPED NAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR, EM CUMPRIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.510/2014 de Amanda de Lima Marques da Silva, Elayne Patrícia Ribeiro de Santana Azevedo, Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, Márcia Ferreira Neves Tavares e de Marcelo Jota Gomes com o objetivo de analisar a percepção dos contadores quanto às dificuldades de competência técnica para a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) nas entidades do terceiro setor.

 

 

Boa leitura. Cordiais saudações!

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva

Editor Geral da Revista Ambiente Contábil

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maurí­cio Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFRN – 2014/2016). Mestre em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN - 2004/2005). Especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental (UFPE - 2001/2002). Graduado em Ciências Contábeis (Sociedade Civil Colégio Moderno - Faculdades Integradas - Belém - PA - 1981-1985). Lecionou na Faculdade Santa Catarina (FASC), Faculdade Boa Viagem (FBV) e na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE), no período de agosto de 2002 a julho de 2009. Tem experiência na área contábil do setor público como contador, tomador de contas e auditor interno por mais de 15 anos. Linha de pesquisa: contabilidade governamental, controladoria governamental, auditoria governamental e avaliações quantitativas de políticas públicas. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Departamento de Ciências Contábeis, desde julho de 2009. Leciona as disciplinas: auditoria governamental, controladoria governamental, contabilidade governamental e administração financeira governamental. Artigos publicados estão disponíveis na Homepage: www.researchgate.net/profile/Mauricio_Silva18

Citas

Editorial

Publicado

09-01-2018

Cómo citar

SILVA, M. C. da. Editorial – Revista Ambiente Contábil – V. 10 – N. 1 – Año 2018 (ene./jun./2018). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [S. l.], v. 10, n. 1, p. i-iv, 2018. DOI: 10.21680/2176-9036.2018v10n1ID13383. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/13383. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

EDITORIAL