Percepção dos clientes de uma prestadora de serviços contábeis em relação as obrigações acessórias e trabalhistas

Autores

  • Lara Fabiana Dallabona Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Tatiane Rodawelly Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ana Rita Venzon Fernandes Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n1ID13224

Palavras-chave:

Obrigações trabalhistas. Obrigações acessórias. Folha de pagamento. Rescisão de contrato de trabalho.

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção dos clientes de uma prestadora de serviços contábeis em relação às obrigações acessórias e trabalhistas envolvendo a admissão de funcionários, folha de pagamento e rescisão de contrato de trabalho.

Metodologia: Realizou-se levantamento com aplicação de questionário envolvendo 144 administradores de diferentes ramos de atividades da região do Alto Vale do Itajaí/SC. A pesquisa, de caráter descritiva, foi analisada quantitativamente com a utilização da técnica de Consenso que obtém a percepção dos respondentes.

Resultados: Os gestores estão atentos a legislação trabalhista, atestam orientar seus colaboradores ao que é correto e consideram essas documentações relevantes para evitar indenizações. Quanto as obrigações acessórias os resultados demonstram que os gestores possuem um nível moderado de concordância, talvez, pelo fato de muitas obrigações e declarações serem encaminhadas ao fisco diretamente pela contabilidade. Quanto a percepção em relação as obrigações trabalhistas e acessórias não podem ser consideradas em sua totalidade, pois em algumas situações os administradores seguem a legislação para se resguardar de ações trabalhistas. Quanto a folha de pagamento, estes se mantêm informados perante as obrigações a serem cumpridas, além disso, demonstram atenção em manter o funcionário motivado para desempenhar com eficácia suas atividades. Quanto a rescisão contratual, constatou-se que os gestores na maioria dos casos, por mais que não concordem totalmente com a legislação, seguem as normas estabelecidas pois sabem que é o correto e também para evitar penalizações provenientes de inadimplência.

Contribuições do Estudo: A pesquisa contribui para uma reflexão por parte das classes empresariais no que tange ao nível de conhecimento destes na esfera trabalhista e consequentemente se a importância que estão dando a ela é suficiente. Assim, o estudo instigará a classe empresarial a refletir sobre as áreas da organização, mais especificamente a trabalhista, e possibilitar melhorias nos procedimentos que envolvem a gestão organizacional.

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Publicado

08-12-2018

Como Citar

DALLABONA, L. F.; RODAWELLY, T.; FERNANDES, A. R. V. Percepção dos clientes de uma prestadora de serviços contábeis em relação as obrigações acessórias e trabalhistas. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 137–155, 2018. DOI: 10.21680/2176-9036.2019v11n1ID13224. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/13224. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)