Método do caso: um relato sobre sua efetividade e aplicabilidade no ensino de contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n1ID18723

Palavras-chave:

Método do Caso. Caso para Ensino. Metodologias Ativas. Efetividade. Aplicabilidade.

Resumo

Objetivo: Investigar a efetividade e a aplicabilidade do método do caso junto a alunos do mestrado em ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Metodologia: O estudo realizado foi caracterizado como descritivo e a coleta de dados se deu através de um questionário com perguntas abertas após a aplicação de um caso. O tratamento dos dados foi realizado através de análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti®.

Resultados: No que diz respeito à efetividade, destacou-se a interação dos alunos a partir das discussões em pequenos grupos para, posteriormente, no grande grupo, ocorrer a contribuição para a resolução do caso com uma discussão mais profunda. Referente à aplicabilidade, os resultados demonstram a necessidade de utilização de outras metodologias ativas na resolução do caso, como exemplo mais citado pelos alunos, têm-se o role-play. Também foram evidenciadas as dificuldades e limitações identificadas durante a intervenção educativa, entre elas, o pouco tempo disponibilizado para a aplicação deste método e a dificuldade de se encontrar bons casos para aplicar em sala de aula.

Contribuições do estudo: O estudo contribui com as discussões acerca da adoção de metodologias ativas, o que permite a identificação de pontos fortes e fracos, assim como as limitações, oportunizando, por consequência, sugestões de melhoria e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Henrique de Araújo Januário, Mestrando em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, Lagoa Nova. CEP: 59078-970. Natal/RN. (84) 99710-2471. Identificadores (ID):

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6038590748979287

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0102-1925

E-mail: alessandrohenrique@ufrn.edu.br

 

Cássia Marcelle Dias Pinho, Mestranda em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, Lagoa Nova. CEP: 59078-970. Natal/RN. (91) 98319-0154. Identificadores (ID):

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6154264684824204

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3784-0225

E-mail: cassiapinho@ufrn.edu.br 

Tadeu Junior de Castro Gonçalves, Mestrando em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, Lagoa Nova. CEP: 59078-970. Natal/RN. (91) 98224-4406. Identificadores (ID):

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6537702395167382

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2888-1773

E-mail: tadeujunior@ufrn.br

Aneide Oliveira Araújo, Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, Lagoa Nova. CEP: 59078-970. Natal/RN. (84) 99974-6137. Identificadores (ID):

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4460316018073490

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7106-3290

E-mail: aneide.ufrn@gmail.com

Referências

Adler, R. W., Whiting, R. H., & Wynn-Williams, K. (2004). Student-led and teacher-led case presentations: empirical evidence about learning styles in an accounting course. Accounting Education, 13(2), 213–229. doi:10.1080/09639280410001676620.

Alberton, A., & da Silva, A. B. (2018). Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. RAC - Revista de Administração Contemporânea, 22(5), 745-761. doi:10.1590/1982-7849rac2018180212.

Ambrosini, V., Bowman, C., & Collier, N. (2010). Using teaching case studies for management research. Strategic Organization, 8(3), 206-229. doi:10.1177/1476127010374254.

Anguera, M. T. (1989). Metodología de la observación en las ciencias humanas. Cátedra.

Barbosa, E. F., & Moura, D. G. (2013). Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, 39(2), 48-67.

Bardin, L. (1977) Análise de conteúdo. São Paulo (SP): Edições 70.

Bayona, J. A., & Castañeda, D. I. (2017). Influence of personality and motivation on case method teaching. The International Journal of Management Education, 15(3), 409-428. doi:10.1016/j.ijme.2017.07.002.

Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40. doi:10.5433/1679-0383.2011v32n1p25.

Berelson, B., & Lazarsfeld, P. F. (1948). The analysis of communication content. Universitetets studentkontor.

Bonner, R. L., Neely, A. R., Neely, A. D., & Mittal, S. (2018). The generationally relevant case method: an alternative approach to case-based undergraduate level management instruction. Journal of Strategic Management Education, 14, 1-18.

Campos, R. D., & de Almeida, V. C. (2014). Método do caso:“não sei, não...” enfrentando as barreiras à implantação do método. Administração: Ensino e Pesquisa, 15(1), 43-72. doi:10.13058/raep.2014.v15n1.42.

Carmo, C. R. S., & Carmo, R. D. O. S. (2016). Casos para estudo: uma proposta didático-pedagógica aplicada ao ensino do conteúdo das normas de formatação de trabalhos científicos. Cadernos da FUCAMP, 15(22).

Chakrabarti, D., & Balaji, M. S. (2007). Perception of faculty on case study method of teaching in management education: an empirical study. The Icfaian Journal of Management Research, 6(10), 7-22.

Chickering, A. W., & Gamson, Z. F. (1987). Seven principles for good practice in undergraduate education. AAHE bulletin, 3, 7.

Cittadin, A., dos Santos, A. P., Guimarães, M. L. F., & Giassi, D. (2015). O uso de metodologias ativas no ensino da contabilidade de custos. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos - ABC.

Dalfovo, M. S., Machado, M. M., Dalfovo, O., & Aldrovandi, M. A. (2017). Análise da relação dos estilos de aprendizagem na percepção do método de ensino. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, 9(3), 116-138. doi:10.18361/2176-8366/rara.v9n3p116-138.

Faria, M., & Figueiredo, K. F. (2013). Casos de ensino no Brasil: análise bibliométrica e orientações para autores. Revista de Administração Contemporânea, 17(2), 176-197. doi:10.1590/s1415-65552013000200004.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Frezatti, F. (2009). Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Gawe?, A., & Pietrzykowski, M. (2014). Studium przypadku jako metoda nauczania studentów ekonomii i zarz?dzania. Zarz?dzanie Zasobami Ludzkimi, (96), 83-94.

Golich, V. L. (2000). The ABCs of case teaching. International Studies Perspectives, 1(1), 11-29. doi:10.1111/1528-3577.00002.

Gómez, M. D. S. C. (2011). Historias empresariales en los estudios de caso. Pensamiento & Gestión, (31), 196-210.

Greenhalgh, A. M. (2007). Case method teaching as science and art. Journal of Management Education, 31(2), 181-194. doi:10.1177/1052562906291306.

Guess, A. K. (2014). A methodology for case teaching: becoming a guide on the side. Journal of Accounting & Finance (2158-3625), 14(6), 113-126.

Hawes, J. M. (2004). Teaching is not telling: the case method as a form of interactive learning. Journal for Advancement of Marketing Education, 5.

Ikeda, A. A., Veludo-de-Oliveira, T. M., & Campomar, M. C. (2005). A tipologia do método do caso em administração: usos e aplicações. Organizações & Sociedade, 12(34), 141-159.

Ikeda, A. A., Veludo-de-Oliveira, T. M., & Campomar, M. C. (2006). O caso como estratégia de ensino na área de administração. Revista de Administração, 41(2), 147-157.

Jennings, D. (1996). Strategic management and the case method. Journal of Management Development, 15(9), 4-12. doi:10.1108/02621719610146211.

Lara, F. L., Silva, M. C., Costa, F., & Moraes, N. M. (2017). Panorama das publicações nacionais de caso de ensino na área de contabilidade e administração. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos - ABC.

Lavrentyeva, L. V.; Yashkova, E. V.; Yakunina, A. A. (2018). Modern trends in teaching the financial and economic subjects. State Counsellor, 4.

Leal, E. A., & Oliveira, R. L. de. (2018). O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, 15(35), 69-87. doi:10.5007/2175-8069.2018v15n35p69.

Leal, E. A., Miranda, G. J., & Casa Nova, S. P. D. C. (2017). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas.

Lourenço, C., & Magalhães, T. (2014). A sala de aula e as empresas: análise da produção e da utilização de casos para ensino em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 15(1), 11-42. doi:10.13058/raep.2014.v15n1.41.

Machado, A., & Callado, A. (2008). Precauções na adoção do método de estudo de caso para o ensino de administração em uma perspectiva epistemológica. Cadernos EBAPE.BR, 0, 1 a 10.

Partyka, R. B., Lana, J., & Alberton, A. (2018). O Conselho de Administração ou a Carne é Fraca? O Dilema da BRF S.A. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 12(2). doi:10.17524/repec.v12i2.1664.

Piletti, C. (2004). Didática Geral (23a ed.). Editora Ática, São Paulo.

Pitt, L. F., & Watson, R. T. (2011). The case for cases: writing and teaching cases for the emerging economies. Information Technology for Development, 17(4), 319-326. doi:10.1080/02681102.2011.604080.

Roesch, S. M. A. (2007). Notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, 11(2), 213–234. doi:10.1590/s1415-65552007000200012.

Silva, R. H. A., & Scapin, L. T. (2011). Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem. Estudos em Avaliação Educacional, 22(50), 537-522. doi:10.18222/eae225020111969.

Souza, A. C. M., Souza, R. B. L., & Souza, L. N. (2013). Habilidades e aprendizagem desenvolvidas com a inserção do role-play no ensino de contabilidade: uma visão discente. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e

Contabilidade da UFRGS, 13(25), 45-54.

Souza, E. A., & Marion, J. C. (2001). Aspectos sobre a utilização do método do caso no ensino da contabilidade: uma abordagem inicial. Contabilidade Vista & Revista, 12(2), 09-32.

Trejo-pech, C. J. O., & White, S. (2017). The use of case studies in undergraduate business administration. Revista de Administração de Empresas, 57(4), 342-356. doi:10.1590/s0034-759020170405.

Tripathy, M. (2009). Case methodology in teaching & research: a critical review. Indian Journal of Industrial Relations, 44(4), 660-671.

Valdevino, A. M., Brandão, H. A., Carneiro, J. S., dos Santos, Í. A. T., & de Santana, W. J. P. (2017). Caso para ensino como metodologia ativa em administração. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 1-12. doi:10.12712/rpca.v11i3.1006.

Valente, J., Bianconcini de Almeida, M., & Flogi Serpa Geraldini, A. (2017). Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, 17(52), 455-478. doi:10.7213/1981-416X.17.052.DS07.

Vendramin, E. O. (2018). Criando caso: análise do método do caso como estratégia pedagógica no ensino superior da contabilidade. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FEA/USP-RP). doi:10.11606/T.96.2018.tde-18092018-091857.

Vianna, C. T. (2013). Classificação das pesquisas científicas - Notas para os alunos. Florianópolis.

Weber, M. M., & Kirk, D. J. (2000). Teaching teachers to teach cases: it’s not what you know, it’s what you ask. Marketing Education Review, 10(2), 59-67. doi:10.1080/10528008.2000.11488711.

Williams, M. K. (2017). John Dewey in the 21st Century. Journal of Inquiry and Action in Education, 9 (1).

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos (2ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

03-01-2020

Como Citar

JANUÁRIO, A. H. de A. .; PINHO, C. M. D. .; GONÇALVES, T. J. de C.; ARAÚJO, A. O. . Método do caso: um relato sobre sua efetividade e aplicabilidade no ensino de contabilidade. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 317–338, 2020. DOI: 10.21680/2176-9036.2020v12n1ID18723. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/18723. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)