Avaliação da utilização do Portal Capes de periódicos na ótica dos usuários pesquisadores em administração e contabilidade com base na escala SERVQUAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2022v14n1ID27716Palavras-chave:
Portal Capes de Periódicos. Avaliação do Serviço. Modelo SERVQUAL. Ciências Gerenciais.Resumo
Objetivo: O objetivo desta pesquisa é avaliar a utilização do Portal Capes de Periódicos na ótica dos usuários pesquisadores em administração e contabilidade, e investigar a relação entre a satisfação do usuário com as cinco dimensões do modelo SERVQUAL de avaliação de serviços.
Metodologia: A escala foi respondida por 162 pesquisadores das áreas de contabilidade e administração, os quais foram contactados através de e-mail disponível nas publicações de periódicos Qualis A2 e B1 no ano de 2017. Foi utilizado um modelo análise de regressão múltipla tendo o nível de satisfação (ST) como variável dependente do modelo, e como variáveis independentes a confiabilidade (CF), responsividade (RP), segurança (SG), empatia (EP) e os aspectos tangíveis (TG), mensurados através da escala SERVQUAL utilizada. O modelo foi testado e validado quanto aos problemas de multicolinearidade (Teste Variância da Inflação – VIF), heterocedasticidade (Breush Pagan) e forma funcional (Ramsey Reset).
Resultados: O perfil predominante dos pesquisadores em contabilidade e administração são professores com doutorado em universidades públicas, que utilizam o portal de periódicos com alta frequência, embora não estejam totalmente satisfeitos com o serviço. Constatou-se uma relação positiva significativa entre a satisfação do serviço e as variáveis de tangibilidade, confiança, segurança e empatia. A responsividade não foi constatada como variável significativa.
Contribuições do estudo: Observou-se que a referida plataforma tem muitas vantagens, mas algumas características ainda deixam a desejar, mostrado, por exemplo, a partir da avaliação da tangibilidade que está diretamente relacionada à interface. E, também a responsividade que é a dimensão que avalia a receptividade e feedback da entidade que opera o portal, impactando negativamente na satisfação, o que pode ser explicado pela ausência de contato ou relação entre o usuário e a equipe responsável pelas operações no Portal Capes.
Downloads
Referências
Almeida, E. C. E. De; Guimarães, J. A.; & Alves, I. T. G. (2010). Dez anos do portal de periódicos da capes: histórico, evolução e utilização. RBPG. Revista Brasileira De Pós-Graduação, Brasília, V. 7, N. 13, P. 218 – 246.
Azevedo, T. R.; Nodari, C. H.; & Salvagni, J.; & Veiga Neto, A. R. (2016). Avaliação da qualidade percebida de um serviço por meio de site de redes sociais. Journal of Administrative Sciences, Fortaleza, v. 22, n. 1, p. 162-191, jan./jun.
Barrutia, J. M; Charterina, J.; & Gilsanz, A. (2009). E-Service Quality: An Internal, Multichannel And Pure Service Perspective. The service industries journal, United Kingdom, V. 29, N. 12, P. 1.707-1.721.
Barbosa, C. A. N.; & Benetti, F. M. (2010). Definição e Classificação dos Serviços. Material Disciplina “Gestão Do Varejo”, Ministrada No Curso De Pós-Graduação Latu Sensu Televirtual Mba Em Gestão Educacional – Anhanguera – UNIDERP/REDE LFG.
Beuren, I. M. (2008). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade – Teoria e Prática. 3 Ed. São Paulo: Atlas.
Berry, L. L. & Parasuraman, A. (1995). Serviços de marketing: competindo através da qualidade. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Maltesenorma.
Borba, J. A., & Murcia, F. D. R. (2006). Oportunidades para pesquisa e publicação em contabilidade: um estudo preliminar sobre as revistas acadêmicas de língua inglesa do portal de periódicos da Capes. BBR-Brazilian Business Review, 3(1), 88-103.
Butle, F. (1996). Servqual: Review, Critique, Research Agenda. European Journal Of Marketing, 30(1). Pp.8-32.
Cendon, B. V.; & Ribeiro, N. A. (2008). Análise da literatura acadêmica sobre o portal periódico capes. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, V.18, N.2, P. 157-178, Maio/Ago.
Corrar, L. J.; & Theophilo, C. R. (2004). Pesquisa operacional para decisão em contabilidade e administração. In: Megliorini, Evandir; Weffort, Elionor Farah Jreige; Holanda, Victor Branco De. Amostragem. São Paulo: Atlas.
Costa, L. F. Da, & Ramalho, F. A. (2011). Estudo de usabilidade do portal de periódicos da capes. Acesso em 18 Fevereiro de 2018. Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16120047001>. Acesso em:
Fitzsimmons, J.; & Fitzsimmons, M (2010). Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. 2. Ed. Porto Alegre: Bookma.
Gomes, G. M. R. (2014). Um estudo sobre a interação dos usuários com a interface e o sistema de busca do portal de periódicos da CAPES. Dissertação apresentada ao programa de pós graduação em ciência da informação da escola de ciência da informação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Gomes, G. M. R.; Céndon, B. V.; & Prates, R. O. (2015). Avaliação da comunicabilidade da interface e do comportamento de busca da informação no portal de periódicos da CAPES. En xii congreso isko españa y ii congreso isko, organización del conocimiento para sistemas de información abiertos. Murcia: Universidad De Murcia. Anais... España-Portugal, 19-20.
Harrington, D.; & Akehurst, G.(2000). An empirical study of service quality implementation. The Service Industries Journal, 20(2), 133-156.
Holmlund, M. (2001). The d&d model — dimensions and domains of relationship quality
Perceptions. The Service Industries Journal, 21(3), 13-36.
Kassim, N. M.; & Abdullah, N. A. (2008). Customer loyalty in e-commerce settings: an empirical study. Electronic Markets, Vol. 18 No 3.
Marconi, M. A.; & Lakatos, E. M. (2008). Técnicas de pesquisa. 7 Ed. São Paulo: Atlas.
Martins, G. A. (2006). Sobre a confiabilidade e validade. Revista brasileira de gestão de negócios, São Paulo, V. 8.
Martins, G. A.; & Theophilo, C. R. (2009). Metodologia da investigação científica para as ciências sociais aplicadas. 2ed. São Paulo: Atlas.
Meirelles, R. F.; & Machado, R. N. (2007). A funcionalidade e o desempenho do portal de periódicos da capes entre os pesquisadores das áreas de comunicação e ciência da informação da universidade federal da Bahia. Perspectivas Em Ciência Da Informação, V. 12, N. 3, P. 54-64, Set/Dez.
Miguel, P. A. C., Satolo, E., Ferreira, S., & Calarge, F. A. (2011). Avaliação da qualidade em serviços em uma livraria utilizando o instrumento Servqual. Revista Gestão Organizacional, 4(2), 113-121.
Oliver, R. (1999). Whence customer loyalty? Journal Of Marketing, Chicago, Special Issue, V. 63, Special Issue, P. 33-44.
Parasuraman, A., Zeithaml, V.; & Berry, L. L.(1988). ‘Servqual: a multiple-item scale for measuring customer perceptions of service quality’, Journal Of Retailing 64: 420–50.
Oddone, N.; & Meirelles, R. (2006). O portal de periódicos da CAPES e os indicadores de desempenho da informação eletrônica. Revista De Ciência Da Informação - V.7 N.3.
Ramalho, W. D., Silva, P. A., & Rocha, J. B. T. (2020). Vinte Anos Do Portal De Periódicos Da Capes: Uma Análise De Sua Evolução, Acessos E Financiamentos. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 16(36).
Ribbink, D., Van Riel, A. C. R.; Liljander, V.; & Streukens, S. (2004). Comfort your online customer: quality, trust, and loyalty on the internet. Managing Service Quality, 14(6): 446–56.
Sampieri, R. H.; Collado, C. F.; & Lúcio, P. B. (2006). Metodologia De Pesquisa. Tradução Fátima Conceição. 3 Ed. São Paulo: Mcgraw-Hill.
Silva, S. F.; & Cendón, B. V. (2016). Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da CAPES. XVII Encontro Nacional De Pesquisa Em Ciência Da Informação (XVII ENANCIB). Anais... Bahia.
Soares, G. A. D. (2004). O portal de periódicos da CAPES: dados e pensamentos. RBPG. Revista Brasileira De Pós-Graduação, Vol. 1, Número 1.
Webb, D. (2006). Understanding customer role and its importance in the formation of service quality expectations. The Service Industries Journal, 20(1), 89-101, 2000.
Vergara, S. C. (2006). Projetos E Relatórios De Pesquisa Em Administração. 7 Ed. São Paulo: Atlas S/A.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional