Ensino remoto: a eficiência da rede federal de educação profissional no ano da pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n2ID31894

Palavras-chave:

Rede Federal, Educação Profissional, Eficiência, Análise Envoltória de Dados, Covid

Resumo

Objetivo: Este artigo teve o objetivo de analisar a eficiência técnica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica referente ao ano de 2020, pela comparação dos dados com os três anos anteriores. Em 2020, as instituições suspenderam as atividades acadêmicas presenciais como medida preventiva para evitar o contágio do Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19.

Metodologia: A pesquisa, com abordagem quantitativa, examinou 41 instituições entre 2017 e 2020 por meio do método da Análise Envoltória de Dados (DEA).

Resultados: A eficiência técnica de 2018 foi a mais baixa entre os anos analisados, mas os números de 2020 são menos satisfatórios que os anos entre 2017 e 2019. Em 2020, 29,3% das instituições foram consideradas ineficientes ou com eficiência fraca. No entanto, em média, as unidades mantiveram o padrão de eficiência técnica registrado desde 2017.

Contribuições do Estudo: Os resultados contribuem com a transparência das organizações públicas; com informações sobre a relação custo-benefício dos serviços públicos; identificam melhores práticas no uso de recursos públicos, que podem auxiliar a tomada de decisão de unidades ineficientes; e mostram que há necessidade de melhorias na gestão educacional.

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Biografia do Autor

Elaine Cristine Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Administração Pública pelo Profiap, Universidade Federal de Alagoas. Jornalista do Instituto Federal de Alagoas – Ifal.

Rodrigo Vicente dos Prazeres, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap/Ufal.

Madson Bruno da Silva Monte, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap/Ufal.

Nicholas Joseph Tavares da Cruz, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap/Ufal.

Anderson de Barros Dantas, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap/Ufal.

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

SANTOS, E. C. R. dos; PRAZERES, R. V. dos; MONTE, M. B. da S.; CRUZ, N. J. T. da .; DANTAS, A. de B. Ensino remoto: a eficiência da rede federal de educação profissional no ano da pandemia de Covid-19. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–23, 2024. DOI: 10.21680/2176-9036.2024v16n2ID31894. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/31894. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial (S1)