Ensinando Homens: As imagens de O Boticário e a celebração do Dia do Homem

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá
  • Victor Hugo Jordão Universidade Estadual de Maringá
  • Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Estudos culturais, pedagogia cultural, gênero, publicidade, imagem.

Resumo

Na Modernidade Líquida estamos imersos em um mar de imagens que nos seduzem e nos fazem mergulhar em mundos utópicos. Dentre muitas mídias visuais, as imagens publicitárias contribuem para a constituição e manutenção do que é aceitável aos indivíduos masculinos. O objetivo nesse artigo é analisar os discursos publicitários e o que eles ensinam acerca de um ideal de masculinidade. Para isso, analisamos imagens de O Boticário divulgadas em comemoração ao dia do homem. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando como base os Estudos Culturais. Consideramos que as referidas propagandas reproduzem estereótipos masculinos, ao mesmo tempo que os desestabilizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Pedagogias Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Multiculturalismo.

Victor Hugo Jordão, Universidade Estadual de Maringá

É graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá e atua no ensino de Arte como professor da Educação Básica. e-mail: vhjordao@hotmail.com

Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2016). É professor da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisa sobre ensino de Arte na educação escolar e Educação Estética. e-mail: vsteiin@gmail.com

Downloads

Publicado

15-05-2017

Como Citar

BALISCEI, J. P.; JORDÃO, V. H.; STEIN, V. Ensinando Homens: As imagens de O Boticário e a celebração do Dia do Homem. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 10, n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/10789. Acesso em: 19 abr. 2024.