Publicada Edição Especial "O estágio no Colégio de Aplicação: a formação docente e os diálogos com a prática pedagógica" (Vol. 6, n. 3, 2024)
Publicada Edição Especial da revista Cadernos de Estágio
No último 27 de dezembro foi publicado o Dossiê "O estágio no Colégio de Aplicação: a formação docente e os diálogos com a prática pedagógica" (Vol. 6, n. 3, 2024). Esse número especial da Cadernos de Estágio está dedicado à organização de uma coletânea de textos que discutem o estágio curricular supervisionado no contexto dos Colégios de Aplicação.
Um Colégio de Aplicação se caracteriza pelo seu compromisso em se constituir como espaço de inovação pedagógica e de formação inicial e continuada de professores. Os Colégios de Aplicação no Brasil vinculados às Universidades Federais integram o sistema federal de ensino e são regulamentados pela Portaria Ministerial n. 959, de 27 de setembro de 2013, que foi alterada por meio da Portaria Ministerial n. 694, de 23 de setembro de 2022.
No cenário nacional contamos com 24 Colégios de Aplicação e no âmbito da UFRN temos o Núcleo de Educação da Infância, Unidade Acadêmica Especializada, vinculada ao Centro de Educação. A instituição recebe anualmente estagiários e estagiárias, dos diferentes cursos de licenciatura da instituição para que vivenciem práticas de ensino em que os componentes curriculares das diferentes áreas de conhecimento dialoguem diretamente com a multiculturalidade e com a diversidade na Educação das Infâncias.
Deste modo, o Núcleo de Educação da Infância/CE se constitui espaço de formação inicial para futuros professores. E é sobre as experiências vivenciadas nesse contexto que versam os textos apresentados no dossiê, que tem por objetivo constituir-se como um espaço para a divulgação das experiências da formação inicial de professores no contexto dos Colégios de Aplicação, em especial das experiências vivenciadas no NEI/CE.
Compõem esse número especial quatro artigos, dez relatos de experiência, uma poesia e uma crônica. Os trabalhos refletem, de modo específico, acerca da possibilidade de experimentação prática dos conhecimentos acadêmicos e trazem vivências escolares significativas de ensino, desenvolvidas no contexto da educação básica.
Entre as belezas e as profundidades dos textos que essa edição especial nos convida a transitar, uma convicção nos sustenta todos os dias: a crença de que a formação de professores pode modificar, de modo significativo, a educação brasileira e que a luta por uma escola pública, de qualidade, inclusiva e para todos, deve ser um projeto para toda a sociedade, afinal tal como nos inspirou Paulo Freire (1998) a educação é uma forma de intervenção no mundo.
Nesse sentido, convidamos todos e todas a conhecer as ricas produções presentes neste dossiê temático.
At.te
Prof. Dra. Denise Bortoletto (UFRN
Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves (UFRN)