Atividades de alfabetização e a inclusão de estudantes cegos

Palavras-chave: Deficiência Visual; Tecnologia Assistiva; Tecnologias Digitais.

Resumo

O presente caso para ensino tem por objetivo analisar atividades de alfabetização no contexto da inclusão de estudantes cegos. O caso apresenta uma sequência de atividades para exemplificar práticas pedagógicas inclusivas para Luana que tem deficiência visual e sua turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. É válido ressaltar as reflexões sobre o planejamento colaborativo da sala de aula e das propostas da educação especial no Atendimento Educacional Especializado, bem como a utilização da Tecnologia Assistiva e de tecnologias digitais. O caso pode ser utilizado em disciplinas de educação especial, alfabetização e letramento, didática, psicologia educacional e informática educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FONSECA, Géssica Fabiely. Planejamento e práticas curriculares dos processos de alfabetização de alunos com deficiência intelectual: experiências e trajetórias em tempos de educação inclusiva. Tese de doutorado. Centro de Educação. UFRN, 2016.

Publicado
14-05-2020
Como Citar
MAGRO, J. P.; SANTOS, C. M. D. DOS; FONSECA, G. F.; VIANA, F. R. Atividades de alfabetização e a inclusão de estudantes cegos . Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. e1112, 14 maio 2020.
Seção
Casos