DO SIGNIFICADO DA LEITURA A LEITURA SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CRUZÊTA/RN

Autores

  • Josefa da Conceição Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Giane Bezerra Vieira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Palavras-chave:

Concepções de Leitura; Prática Docente; Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este trabalho pretende apresentar os resultados da análise sobre a relação existente entre as concepções de professoras da Educação Infantil de Cruzeta/RN em relação à leitura e suas implicações na sua prática pedagógica. Nesse estudo, buscou-se analisar o processo de ensino-aprendizagem da leitura a partir de uma perspectiva sócio-interacionista, ancorando a análise nos estudos de vários autores que se debruçam sobre o assunto, entre os quais se destacam: Vygotsky (1998); Solé (1998; 2003), Soligo (2000); Colomer (2002); Foucambert (1997); Smith (1999; 2003); Freire (1994), entre outros. Nessa perspectiva, compreende-se a leitura como um processo permeado pela interação entre o leitor e o texto, cuja relevância é constituída nas relações que os mesmos desenvolvem com os outros (colegas, professores, pais), cujos caminhos são construídos a partir de uma trama tecida pelos significados que a leitura tem no contexto social em que os sujeitos se encontram e as significações que são originárias do sentido que lhe é atribuído pelos sujeitos. O estudo teve como principal objetivo compreender a relação existente entre as concepções e práticas de leitura construídas/desenvolvidas pelas professoras da Educação Infantil de Cruzêta/RN, destacando a importância das experiências significativas de leitura na Educação Infantil como suporte para a formação de leitores. A pesquisa buscou orientar-se por uma abordagem qualitativa e estruturou-se a partir de categorias pré-estabelecidas como eixo norteador da análise, as quais podem ser assim organizadas: Experiências que as professoras tiveram com a leitura; Conceito de leitura e suas implicações na prática cotidiana; A importância do trabalho com a leitura na Educação Infantil. A partir de tais categorias escolheu-se como instrumentos de coleta de dados a observação não-participante e a entrevista semiestruturada, através dos quais se buscou dar conta dos questionamentos levantados sobre o tema. Pode-se dizer que este trabalho caracterizou-se por uma pesquisa exploratória que abrange uma dimensão bibliográfica e descritiva numa abordagem qualitativa. É um trabalho que visou a construção de sentidos e significados sobre o tema Leitura, chegando-se à conclusão de que essas professoras fundamentam suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos e sóciointeracionistas, postura que lhes possibilita ter uma prática efetivamente bem-sucedida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, J.J. Alfabetização e Leitura. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

BETTELHEIM, B. & ZELAN, K. Psicanálise da alfabetização: um estudo psicanalítico do ato de ler e aprender. Porto Alegre/RS: Artmed, 1984.

COLOMER, Teresa e CAMPOS, Anna. O Ensino e a Aprendizagem da Leitura: A Concepção da Leitura e suas Implicações no Ensino. In: COLOMER, Teresa e

CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre/RS: Artmed, 2002.

FERREIRA, A. B. de H. Dicionário básico da língua portuguesa. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

FERREIRO E. e TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre/RS: Artmed, 1999.

FONTANA, R. & CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual,

FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 29 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. 24 ed. Rio de Janeiro/RJ: Forense Universitária, 2002.

SMITH, F. Leitura significativa. Porto Alegre/RS: Artmed, 1999.

SOLÉ. I. Estratégias de Leitura. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre/RS: Artmed, 1998.

SOLIGO, R. Para ensinar a ler. In: Cadernos da TV Escola – Português. Brasília/DF: MEC/SEED, 2000.

SMOLKA, A. L. et al. Leitura e desenvolvimento da linguagem. São Paulo: Mercado Aberto, 1999.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os Professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 77-91.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

01-04-2011

Como Citar

SILVA, J. da C. .; VIEIRA, G. B. . DO SIGNIFICADO DA LEITURA A LEITURA SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CRUZÊTA/RN. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e222, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20670. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos