DO SIGNIFICADO DA LEITURA A LEITURA SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CRUZÊTA/RN
Palavras-chave:
Concepções de Leitura; Prática Docente; Ensino-aprendizagem.Resumo
Este trabalho pretende apresentar os resultados da análise sobre a relação existente entre as concepções de professoras da Educação Infantil de Cruzeta/RN em relação à leitura e suas implicações na sua prática pedagógica. Nesse estudo, buscou-se analisar o processo de ensino-aprendizagem da leitura a partir de uma perspectiva sócio-interacionista, ancorando a análise nos estudos de vários autores que se debruçam sobre o assunto, entre os quais se destacam: Vygotsky (1998); Solé (1998; 2003), Soligo (2000); Colomer (2002); Foucambert (1997); Smith (1999; 2003); Freire (1994), entre outros. Nessa perspectiva, compreende-se a leitura como um processo permeado pela interação entre o leitor e o texto, cuja relevância é constituída nas relações que os mesmos desenvolvem com os outros (colegas, professores, pais), cujos caminhos são construídos a partir de uma trama tecida pelos significados que a leitura tem no contexto social em que os sujeitos se encontram e as significações que são originárias do sentido que lhe é atribuído pelos sujeitos. O estudo teve como principal objetivo compreender a relação existente entre as concepções e práticas de leitura construídas/desenvolvidas pelas professoras da Educação Infantil de Cruzêta/RN, destacando a importância das experiências significativas de leitura na Educação Infantil como suporte para a formação de leitores. A pesquisa buscou orientar-se por uma abordagem qualitativa e estruturou-se a partir de categorias pré-estabelecidas como eixo norteador da análise, as quais podem ser assim organizadas: Experiências que as professoras tiveram com a leitura; Conceito de leitura e suas implicações na prática cotidiana; A importância do trabalho com a leitura na Educação Infantil. A partir de tais categorias escolheu-se como instrumentos de coleta de dados a observação não-participante e a entrevista semiestruturada, através dos quais se buscou dar conta dos questionamentos levantados sobre o tema. Pode-se dizer que este trabalho caracterizou-se por uma pesquisa exploratória que abrange uma dimensão bibliográfica e descritiva numa abordagem qualitativa. É um trabalho que visou a construção de sentidos e significados sobre o tema Leitura, chegando-se à conclusão de que essas professoras fundamentam suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos e sóciointeracionistas, postura que lhes possibilita ter uma prática efetivamente bem-sucedida.
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Referências
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