GESTÃO COLABORATIVA DE MARCAS: UMA ABORDAGEM SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO COM OS CONSUMIDORES NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

Autores

  • Edilma Maria dos Santos Silva Universidade de Pernambuco
  • Karla Karina de Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Ellen Roberta Albuquerque dos Santos Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Gestão Colaborativa; Estratégia; Interação; Redes Sociais.

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem sobre a utilização da Gestão Colaborativa de Marcas, com foco nas redes sociais digitais, com o intuito de desenvolver um entendimento sobre as relações democráticas construídas por intermédio das redes de interação online dentro das comunidades virtuais, onde os consumidores se transformam em agentes produtores de seu próprio conteúdo informativo. Considerando que a tecnologia evoluiu e os consumidores se tornaram mais ativos na rede, as empresas têm à sua disposição um novo canal de marketing que deve ser avaliado e desenvolvido através de uma gestão eficaz desse canal com o intuito de influenciar os grupos-alvo a adotarem uma marca como parte do seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GABRIEL, M. Marketing na Era Digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.

KAPFERER, Jean-Nöel. As marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2003.

KOTLER, P. e KELLER, K. Administração de marketing – 12ª Ed. São Paulo: Pearson, 2006.

KOTLER, P. Marketing para o Século XXI, como criar, conquistar e dominar mercados. 14. ed. São Paulo: Futura, 2004.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001. XXXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Administração Natal – Rio Grande do Norte – Natal 2012

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

REEDY, J.; SCHULLO, S. Marketing eletrônico: Integrando recursos eletrônicos ao processo de marketing. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

SHETH, J.; ESHGHI, A.; KRISHNAN, B. Marketing na internet. Porto Alegre: Bookman, 2001.

SHETH, J.N.; MITTAL, B; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do Cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo – 9ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

SILVA, E. M. dos S. .; OLIVEIRA, K. K. de .; SANTOS, E. R. A. dos . GESTÃO COLABORATIVA DE MARCAS: UMA ABORDAGEM SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO COM OS CONSUMIDORES NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 4, n. 1, p. e411, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21939. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos