GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR ALIMENTÍCIO DE JUAZEIRO DO NORTE

Autores

  • Jôsanny Lopes de Macêdo Faculdade Leão Sampaio
  • Antônio Wilson dos Santos Faculdade Leão Sampaio

Palavras-chave:

Capital Humano; Gestão do Conhecimento; Gestão do Desenvolvimento Humano.

Resumo

Este artigo aborda um estudo acerca das práticas de Gestão de Desenvolvimento Humano realizadas pelas Micro e Pequenas Empresas do setor alimentício de Juazeiro do Norte-CE. Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa de campo, onde foi possível entrevistar gestores e colaboradores de cinco restaurantes. Após uma análise estruturada das informações adquiridas, os resultados apontaram para uma ampliação e efetivação das técnicas de capacitação voltadas para os membros que compõem as respectivas empresas, visando a aperfeiçoar o desempenho dos mesmos e, consequentemente, alavancar os resultados organizacionais, promovendo satisfação comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

LARA, C. R. D. A atual gestão do conhecimento: a importância de avaliar e identificar o capital intelectual nas organizações. São Paulo: Nobel, 2004.

SCHOLTZ, R. L.; IBDAIWI, T. K. R. Capital Intelectual: um desafio para as organizações. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/producao_academica/capital_intelectual_um_

desafio_para_as_organizacoes/1270/> Acesso em: 02 de maio de 2009.

Downloads

Publicado

01-10-2012

Como Citar

MACÊDO, J. L. de .; SANTOS, A. W. dos . GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR ALIMENTÍCIO DE JUAZEIRO DO NORTE. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 3, n. 4, p. e343, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21943. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos