DIDÁTICA E SUJEITOS DA EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE

  • Josefa da Conceição Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Palavras-chave: Didática, conhecimento, globalização, pluralidade, sujeitos

Resumo

O trabalho visa apresentar reflexões entre didática e sujeitos na educação na pós-modernidade. Para tanto, é feita uma revisão da literatura sobre os dois assuntos, e comparadas as idéias dos autores. Por fim a reflexão aponta que possui-se hoje a representação de novos mundos e novas maneiras de pensar o ser humano; ao nos apropriarmos dela, não é possível deixar que permaneça fora desse contexto. A representação deve pretender um conhecimento pertinente, complexo, que reúna, contextualize, globalize as informações e os saberes, garantindo a existência de uma unidade em toda  pluralidade e, da mesma maneira, uma pluralidade em toda a unidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GADOTTI, M. Desafios para a era do conhecimento. In: Viver Mente & Cérebro. São Paulo: Ediouro, Segmento-Duetto Editorial, n.6, p. 6-15, 2006 (Coleção Memória da Pedagogia. Suplemento Especial: As Novas Tecnologias: perspectivas para o novo milênio).

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

_____. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

_____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2005.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 1996 (Coleção Histórias e Idéias, v. 1).

_____. Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 1998 (Coleção Biblioteca das Ciências do Homem, v. 10).

_____. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2005.
Publicado
01-04-2013
Como Citar
SILVA, J. DA C. DIDÁTICA E SUJEITOS DA EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE. Revista de Casos e Consultoria, v. 4, n. 2, p. e422, 1 abr. 2013.
Seção
Artigos