REVISITANDO O MARKETING NA GESTÃO DE SERVIÇOS: UMA BUSCA CONSTANTE PELA SACIEDADE DOS CONSUMIDORES

Autores

  • Fernanda Maria de Abreu Gomes Faculdade Evilásio Formiga
  • Ligia Maria Alves Cavalcante Faculdade Evilásio Formiga
  • Francisco Dinarte de S. Fernandes Faculdade Evilásio Formiga

Palavras-chave:

Serviços; Marketing; Consumidores; Qualidade; Necessidades.

Resumo

As premissas atuantes nos ambientes competitivos, cujas características marcantes giram em torno de intensas mudanças e crescente exigência do público consumidor, imputam às organizações competitivas a necessidade de buscar alternativas inovadoras não somente em seus sistemas gestores, como também nas propostas de melhorias e alinhamentos entre as necessidades dos clientes e as ferramentas disponíveis, dentre elas o marketing em serviços. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é evidenciar as diferenças entre a abordagem tradicional do marketing e o marketing de serviços sob a ótica da busca pela saciedade dos consumidores. Para tanto, efetuou-se um estudo bibliográfico tendo como foco as características básicas dos serviços e suas implicações, o composto do mix de marketing em serviços e os 7ps do marketing alinhado as características que podem ser consideradas diferencial competitivo para os consumidores. Dessa forma, o marketing na gestão de serviços apresenta sua influência ao demonstrar que, o serviço em si, representa um coringa para as áreas de atuação de qualquer empresa que pretende sobreviver no mercado ou ter sucesso. Sendo assim, o marketing interno e o marketing interativo são elementos considerados fundamentais nesse processo de caráter sistêmico para as organizações que almejam se tornar competitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHURCHILL, Jr. G. A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Editora Saraiva 2000.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Editora Atlas, 1996.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.

KANEJI SHIRATORI, ROBERTO CARLOS LYRA DA SILVA, CARLOS OBERTO LIRA DA SILVA – Pesquisa em Saúde: Termos e Expressões – Métodos Utilizados: Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2009 .

Downloads

Publicado

01-02-2014

Como Citar

GOMES, F. M. de A. .; CAVALCANTE, L. M. A. .; FERNANDES, F. D. de S. . REVISITANDO O MARKETING NA GESTÃO DE SERVIÇOS: UMA BUSCA CONSTANTE PELA SACIEDADE DOS CONSUMIDORES. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e511, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22584. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos