A IMPORTÂNCIA DOS NOMES PARA OS PRODUTOS

Autores

  • Bruno Vinícius Pessoa Santos Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Nome; Produto; Faturamento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar que um nome não é meramente algo que remete aos produtos, e sim algo que influencia no faturamento. A metodologia aqui utilizada tem por base dois estudos de casos em empresas já renomadas no ramo de refrigerantes que cometeram erros semelhantes, porém distintos; uma trocou o nome de um produto já bastante conceituado; a outra lançou um produto com o nome que não continha a sua essência. Ambas, por incrível que pareça, só tiveram que mudar no seu P&D (Planejamento e desenvolvimento de produto) os nomes de tais produtos e com isso, a primeira voltou a ter o mesmo faturamento de antes ao retornar o nome anteriormente utilizado, e a segunda, ao escolher um novo nome, mais compatível com o objetivo da empresa em relação ao produto, obteve um crescimento considerável em seu faturamento, o que veio a superar as expectativas da própria empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, Aurélio B. De Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Ed Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

GURGEL, Floriano do Amaral. Administração do Produto. Ed São Paulo. Atlas, 1995.

HUNTER, James C. O monge e o Executivo. Ed Rio de Janeiro: sextante, 2004.21 edição

KOTLER, Philip, KELLER, kevin Lane. Administração de Marketing. Ed São Paulo: Pearson, 2006.

MELLO, Carlos Henrique pereira, SILVA, Carlos Eduardo Sanches da Silva, TURRIONI, João Batista, SOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de. ISO 9001:2000 Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. Ed São Paulo: Atlas: 2006.

NASCIMENTO, augusto, LAUTERBORN, robert. Os 4Es de Marketing e Branding. Ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Http://www.amcham.com.br/comites/comite2004-09-23a/reuniao2007-01-12b/. Acesso em 07 de Janeiro de 2010.

Http://pt.wikipedia.org/wiki/Seven_Up. Acesso em 13 de Janeiro de 2010.

Http://pt.wikipedia.org/wiki/H2OH!#Seven_Up.Acesso em 13 de Janeiro de 2010.

Downloads

Publicado

01-07-2014

Como Citar

SANTOS, B. V. P. . A IMPORTÂNCIA DOS NOMES PARA OS PRODUTOS . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 5, n. 3, p. e531, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22631. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos