A IMPORTÂNCIA DOS NOMES PARA OS PRODUTOS

Autores/as

  • Bruno Vinícius Pessoa Santos Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Nome; Produto; Faturamento.

Resumen

Este artigo tem como objetivo mostrar que um nome não é meramente algo que remete aos produtos, e sim algo que influencia no faturamento. A metodologia aqui utilizada tem por base dois estudos de casos em empresas já renomadas no ramo de refrigerantes que cometeram erros semelhantes, porém distintos; uma trocou o nome de um produto já bastante conceituado; a outra lançou um produto com o nome que não continha a sua essência. Ambas, por incrível que pareça, só tiveram que mudar no seu P&D (Planejamento e desenvolvimento de produto) os nomes de tais produtos e com isso, a primeira voltou a ter o mesmo faturamento de antes ao retornar o nome anteriormente utilizado, e a segunda, ao escolher um novo nome, mais compatível com o objetivo da empresa em relação ao produto, obteve um crescimento considerável em seu faturamento, o que veio a superar as expectativas da própria empresa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FERREIRA, Aurélio B. De Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Ed Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

GURGEL, Floriano do Amaral. Administração do Produto. Ed São Paulo. Atlas, 1995.

HUNTER, James C. O monge e o Executivo. Ed Rio de Janeiro: sextante, 2004.21 edição

KOTLER, Philip, KELLER, kevin Lane. Administração de Marketing. Ed São Paulo: Pearson, 2006.

MELLO, Carlos Henrique pereira, SILVA, Carlos Eduardo Sanches da Silva, TURRIONI, João Batista, SOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de. ISO 9001:2000 Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. Ed São Paulo: Atlas: 2006.

NASCIMENTO, augusto, LAUTERBORN, robert. Os 4Es de Marketing e Branding. Ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Http://www.amcham.com.br/comites/comite2004-09-23a/reuniao2007-01-12b/. Acesso em 07 de Janeiro de 2010.

Http://pt.wikipedia.org/wiki/Seven_Up. Acesso em 13 de Janeiro de 2010.

Http://pt.wikipedia.org/wiki/H2OH!#Seven_Up.Acesso em 13 de Janeiro de 2010.

Publicado

01-07-2014

Cómo citar

SANTOS, B. V. P. . A IMPORTÂNCIA DOS NOMES PARA OS PRODUTOS . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 5, n. 3, p. e531, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22631. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos