ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA ATIVA DO SABER EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Max Leandro de Araújo Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Educação a distância, forum.

Resumo

A Educação a Distância (EAD) é uma das modalidades educacionais com perspectivas de crescimento no Brasil. Nos cursos de graduação ou Pós-Graduação nessa modalidade são utilizadas diversas estratégias e ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente estudo é analisar o fórum e estratégias que favorecem a interatividade. Realiza-se uma pesquisa exploratória, um estudo de caso em um fórum de um curso de Pós-Graduação na modalidade EAD. Entre as estratégias para os fóruns que eram semanais, definiu-se: que os cursistas deveriam participar pelo menos com uma postagem inicial de ação, e pelo menos três de réplica, todas em dias diferentes. Os dados apresentam a ação dos tutores, professores contribuíram para o planejamento e execução das estratégias visando a participação ativa dos estudantes. O trabalho foi elogiado pelos cursistas e obteve-se sucesso na aplicação das estratégias.

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Publicado

01-07-2018

Como Citar

SHITSUKA, R. .; SHITSUKA, D. M. .; DE ARAÚJO BRITO, M. L. . ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA ATIVA DO SABER EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 3, p. e932, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22849. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos