ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA ATIVA DO SABER EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Palabras clave:
Ensino e Aprendizagem, Educação a distância, forum.Resumen
A Educação a Distância (EAD) é uma das modalidades educacionais com perspectivas de crescimento no Brasil. Nos cursos de graduação ou Pós-Graduação nessa modalidade são utilizadas diversas estratégias e ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente estudo é analisar o fórum e estratégias que favorecem a interatividade. Realiza-se uma pesquisa exploratória, um estudo de caso em um fórum de um curso de Pós-Graduação na modalidade EAD. Entre as estratégias para os fóruns que eram semanais, definiu-se: que os cursistas deveriam participar pelo menos com uma postagem inicial de ação, e pelo menos três de réplica, todas em dias diferentes. Os dados apresentam a ação dos tutores, professores contribuíram para o planejamento e execução das estratégias visando a participação ativa dos estudantes. O trabalho foi elogiado pelos cursistas e obteve-se sucesso na aplicação das estratégias.
Descargas
Citas
ABADI, A. M. Autonomia para aprendizagem na Educação a Distância: um processo de construção e desafios. 2014. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 17 nov. 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/717>. Acesso em: 09 julho 2018.
AGUIAR, R. S. Conflito das gerações no mercado de trabalho. Thesis, São Paulo, v.
, n. 21, p. 1-24, 1° sem., 2014.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN. H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, R. Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n.1, p. 25-40, 2011. Disponível em: <http://www.proiac.uff.br/sites/default/files/documentos/berbel_2011.pdf. >. Acesso em: 08 julho 2018.
BOGHI, C. et al. Estudo de caso de emprego de metodologias ativas no ensino de conceitos tecnológicos. Revista Tecnologia Educacional da ABT. v. 212, n. 1, p. 19-32, 2016. Disponível em: <http://www.abt-br.org.br/images/rte/212.pdf>. Acesso em:
junho 2018.
BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n° 04, p. 1 19-143 ISSN 22377719. Disponível em: <http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014_2/08%20METODOLOGIAS%20ATIVAS%20NA%20PROMOCAO%20DA%20FORMACAO%20CRITICA%20DO%20ESTUDANTE.pdf>. Acesso: 09 julho 2018.
BRASIL. Leis e Decretos. Decreto n. 2494 de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.º 9.394/96). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf>. Acesso em: 30 junho 2018.
BRASIL. Leis e Decretos. Lei n. 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências.
BRITO, D. S. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela. Periódico de Divulgação Científica da FALS. v. 4, n. 8, Jun./ 2010 - ISSN 1982-646X. Disponível em: <http://www.fals.com.br/revela12/Artigo4_ed08.pdf>. Acesso em: 07 julho 2018.
DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, v. 21, n. 55, nov. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5541.pdf>. Acesso em: 29 junho 2018.
DUMONT, L.M.M.; CARVALHO, R.S.; NEVES, A.J.M. O peer instruction como proposta de metodologia ativa no ensino de química. Journal of Chemical
Engineering and Chemistry – JCEC Revista de Engenharia Química e Química - REQ2 - ISSN: 2446-9416. v. 02, n. 03, p.107–131, 2016. doi: https://doi.org/10.18540/2446941602032016107.
GOUVEA (2015), E. P. et al. Estudo de caso sobre o emprego de metodologia ativa no desenvolvimento de um sistemas de informação para web. RAFE - Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias, ISSN 2358-9140, v. 2, n. 6, novembro de 2015. Disponível em: <http://www.faculdadefernaodias.edu.br/rafe/>. Acesso em: 09 julho 2018.
GOUVEA (2016), E. P. et al. Metodologias ativas: uma experiência com mapas conceituais. REGS - Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, v. 6, n. 21, fev. 2016. Disponível em: <http://www.faceq.edu.br/regs/downloads/numero21/4-Metodologias-ativas.pdf>. Acesso em: 30 junho 2018.
INEP. Matrículas no ensino superior crescem 3,8%. Censo da Educação Superior, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 09 de Setembro de 2014. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/matriculas-no-ensino-superior-crescem-3-8>. Acesso em: 3 julho 2018.
JODELET, D., La representación social: Fenómenos, concepto y teoría. In: Psicologia Social (S. Moscovici, org.), pp. 469-494, Barcelona: Paidos, 1985.
MOORE, M. G.; KEARSLE, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007.
LARIEIRA, L. 30% dos alunos da Educação de Jovens e Adultos têm entre 15 e 19 anos no Brasil. Publicado no website EBC em 26/05/15. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/educacao/2015/05/30-dos-alunos-da-educacao-de-jovens-e-adultos-tem-entre-15-e-19-anos-no-brasil>. Acesso em: 09 julho 2018.
LIMA, J. M.; SILVA, C. V. A. P.; PAIVA, C. M. Autonomia em educação a distância: relatos a partir da prática de tutoria na disciplina fundamentos psicológicos da educação em dois cursos de licenciatura da ufpbvirtual. In: Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000839.pdf>. Acesso: 08 julho 2018.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: E.P.U., 2013.
MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6.ed. S. Paulo: Atlas, 2011.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
NOVAK, J. D.; GOWIN, B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Eds. Técnicas. 1984.
PIOLLI, EVALDO; SILVA, EDUARDO PINTO E; HELOANI, JOSÉ ROBERTO M. Plano Nacional de Educação, autonomia controlada e adoecimento do professor. Cadernos CEDES (UNICAMP). Impresso, v. 35, p. 589-607, 2015.
RAUCH, H. Educação a distância e autonomia: uma formação do futuro para a cidadania autônoma e responsável. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação. 21 a 25 de outubro de 2013. Universidade de Uberaba – campus Aeroporto.
RISEMBERG, R. I. C. S.; SHITSUKA, R.; TAVARES, O. L. A case study of pattern recognition in collective texts in cyberspace using the wiki tool in undergraduate distance courses. Dialogos de la Comunicación (en linea), n. 91, v. 1, 2015. Disponível em: <http://dialogosfelafacs.net/wp-content/uploads/2015/09/Dialogos91_UN_ESTUDIO_DE_CASO_DE_RECONOCIMIENTO_DE_PATRONES_EN_LOS_TEXTOS-.pdf>. Acesso em: 09 julho 2018.
RIBEIRO, V. M. Alfabetismo funcional: Referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Educação & Sociedade, v. 18, n. 60, dez. 97. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a8.pdf>. Acesso em: 03 julho 2018.
RIBEIRO, B. et al. Referencial teórico sobre analfabetismo funcional. Relatórios Técnicos do DIA/UNIRIO, No. 0008/2011 Abril, 2011. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/monografiasppgi/article/view/1498/1379>. Acesso em: 06 julho 2018.
ROCHA, E. F. Metodologias Ativas: um desafio além das quatro paredes da sala de aula. In: Encontro Nacional de Professores em Educação a Distancia - ENPED 2012. Disponível em: <http://www.abed.org.br/arquivos/Metodologias_Ativas_alem_da_sala_de_aula_Enilton_Rocha.pdf>. Acesso em: 30 junho 2018.
ROCKEFELLER, A. N. N.; COSTA, I. L. Sistema de tutoria a distância: análise da mediação em fóruns colaborativos em ambientes virtuais de aprendizagem. EAD em
Foco – Revista científica em educação a distância. v. 6, n. 2, p. 134-154, 2016. Disponível em: < http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/viewFile/323/188 >. Acesso em: 09 julho 2018.
SAMPIERE, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia de pesquisa. São Paulo: McGraw Hill e Porto Alegre: Penso, 2013.
SEMESP. Mapa do ensino superior no Brasil 2015. Publicado pelo Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (SEMESP) em 2015. Disponível em: <http://convergenciacom.net/pdf/mapa-ensino-superior-brasil-2015.pdf>. Acesso em: 05 julho 2018.
SERAFINI, A. M. S. A autonomia do aluno no contexto da Educação a Distância. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, p. 61-82, jul. / out. 2012. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/05/artigo-031.pdf>. Acesso: 07 julho 2018.
SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. Formação de tutores para atuar na disciplina de libras em cursos de graduação a distância: um estudo de caso. v.10, n. 17, p. 1-24. Jan. 2018 - ISSN: 1982-6109. Disponível em: <http://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=807>. Acesso em: 09 julho 2018.
SPINK, M. J. P. O Conceito de Representação Social na Abordagem Psicossocial. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 300-308, jul/set, 1993.
TENORIO, André; FERRARI Junior, José; TENORIO, Thaís. A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância. RBAAD da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. v. 14, n. 1, p. 55-70, 2015. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2015/04_A_VISAO_DOS_TUTORES.pdf>. Acesso em: 20 junho 2018.
VILELLA, F. Celular é principal meio de acesso à internet no Brasil, mostra IBGE. Website da Agencia Brasil. Publicado em 06 de abril de 2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-04/celular-e-principal-meio-de-acesso-internet-na-maioria-dos-lares>. Acesso em: 11 junho 2018.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins, 2007.