A CULTURA QUE ABSORVEU MARIA

Autores

  • Agne Bárbara da Silva Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Valéria Pereira de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

cultura; clima organizacional; comunicação.

Resumo

O caso aponta o retrato de uma microempresa no ramo de Escritório de Advocacia no estado do RN. Sugere-se sua aplicação em cursos de graduação e/ou especialização em administração em gestão de pessoas. Os serviços que são prestados pela empresa MCV&A são reconhecidos pelos clientes externos que cumprem com os contratos firmados se comprometendo com o escritório, sendo assim, existe a fidelização do cliente atendendo as expectativas e lançando propostas para resolução dos casos. No que diz respeito ao trabalho desenvolvido internamente a jovem colaboradora, Maria, percebe a cultura forte e arraigada onde predomina a hierarquia, dificultando a comunicação e criando barreiras culturais que comprometem o desenvolvimento de melhorias no clima organizacional. Para a construção do caso foi realizado uma pesquisa, utilizando-se de observações e entrevistas realizadas com os colaboradores. A diretoria permitiu a publicação do caso, embora não tenha aceitado a utilização dos nomes reais dos protagonistas, personagens e da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas. 3ª edição. São Paulo: Makron books, 252 p, 1994.

HERMEL, Philippe. La gestion Participativa. Barcelona: Gestion 2000, 1990.

KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4.ed. revisada, atualizada e ampliada. São Paulo:Summus, 2003.

LUZ, Ricardo. Clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.

NANCY, Acessado em 30 de dezembro e 2012 http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/comunicacao-clima-e-cultura-organizacional.

SOUZA, Edela Lanzer Pereira de. Clima e cultura organizacionais: como se manifestam e como se manejam. Porto Alegre: Edgar Blücher, 1978.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

DA SILVA COSTA, A. B.; PEREIRA DE ARAÚJO, M. V. . A CULTURA QUE ABSORVEU MARIA. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 8, n. 4, p. e843, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22878. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Casos