A CULTURA QUE ABSORVEU MARIA
Palavras-chave:
cultura; clima organizacional; comunicação.Resumo
O caso aponta o retrato de uma microempresa no ramo de Escritório de Advocacia no estado do RN. Sugere-se sua aplicação em cursos de graduação e/ou especialização em administração em gestão de pessoas. Os serviços que são prestados pela empresa MCV&A são reconhecidos pelos clientes externos que cumprem com os contratos firmados se comprometendo com o escritório, sendo assim, existe a fidelização do cliente atendendo as expectativas e lançando propostas para resolução dos casos. No que diz respeito ao trabalho desenvolvido internamente a jovem colaboradora, Maria, percebe a cultura forte e arraigada onde predomina a hierarquia, dificultando a comunicação e criando barreiras culturais que comprometem o desenvolvimento de melhorias no clima organizacional. Para a construção do caso foi realizado uma pesquisa, utilizando-se de observações e entrevistas realizadas com os colaboradores. A diretoria permitiu a publicação do caso, embora não tenha aceitado a utilização dos nomes reais dos protagonistas, personagens e da instituição.
Downloads
Referências
CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas. 3ª edição. São Paulo: Makron books, 252 p, 1994.
HERMEL, Philippe. La gestion Participativa. Barcelona: Gestion 2000, 1990.
KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4.ed. revisada, atualizada e ampliada. São Paulo:Summus, 2003.
LUZ, Ricardo. Clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.
NANCY, Acessado em 30 de dezembro e 2012 http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/comunicacao-clima-e-cultura-organizacional.
SOUZA, Edela Lanzer Pereira de. Clima e cultura organizacionais: como se manifestam e como se manejam. Porto Alegre: Edgar Blücher, 1978.