UM ESTUDO DE CASO DE EMPREGABILIDADE DE ENGENHEIRO POR MEIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • André Ricardo Nascimento das Neves Universidade Federal de Itajubá
  • Caleb David Willy Moreira Shitsuk Universidade Federal de Itajubá
  • Claudio Boghi Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Ensino a distância; Capacitação; Modernidade líquida.

Resumo

A empregabilidade é fornecida para os estudantes mediante o aprendizado de habilidades e competências de modo que ele adquira os atributos de uma pessoa que torna essa pessoa capaz de ganhar e manter o emprego. Ocorre que nestes tempos de modernidade líquida, os empregos mudam suas exigências e as pessoas têm de se adaptar aos tempos nos quais vivemos. Como uma pessoa que passa horas do seu cotidiano trabalhando pode adquirir novas habilidades e competências de modo a desenvolver a empregabilidade. Acredita-se que por meio da Educação a Distância (EAD) seja possível melhorar este quesito. O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo de caso de profissional de engenharia que estuda continuadamente em cursos EAD. A pesquisa é um estudo de caso no qual o profissional adquire competência em várias áreas para prosseguir trabalhando e obtém sucesso ao longo dos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida (Liquid Modernity. Cambridge: Polity ISBN 0-7456-2409-X). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

BAUMAN, Z. Amor Líquido: Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos (Liquid Love: On the Frailty of Human Bonds. Cambridge: Polity. ISBN 0-7456-2489-8). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor ISBN 978-85-7110-795-3, 2003.

BAUMAN, Z. Tempos líquidos (Liquid Times: Living in an Age of Uncertainty. Cambridge: Polity. ISBN 0-7456-3987-9). Traduzido por Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor ISBN 978-85-7110-993-3, 2006.

BAUMAN, Z; DONSKIS, L. Mal líquido: vivendo num mundo sem alternativas. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.

BRASIL (2016a). Leis e Decretos. Portaria n. 1134 de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Disponível em: <http://www.faal.com.br/arquivos/portariaAVA.pdf>. Acesso em 10 junho 2019.

BRASIL. Leis e Decretos. Decreto n. 9057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=65251-decreto9057-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 12 junho 2019.

BRASIL. Leis e Decretos. Portaria n. 1428. De 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponível em: <http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251>. Acesso em: 11 junho 2019.

BRUNETTI, F. Mecânica dos fluídos. 2ed. São Paulo: Pearson, 2008.

CAPELLE, W. Historia de la filosofia Griega. Madri: Gredos, 1981.

LEONCINI, T.; BAUMAN, Z. Nascidos em tempos líquidos: transformações no terceiro milênio. [ePub]. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Dircurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MARTINS, M.V.S. O pensamento de Heráclito: uma aproximação com o pensamento de Parmênides. Dissertação (Mestrado) Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2746/1/2007_MarcusViniciusSilvaMartins.PDF>. Acesso em: 10 junho 2019.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Unicamp, 1988.

PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D.M.; PARREIRA, F.J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: Ed. UAB/NTE/UFSM. 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1>. Acesso em 11 junho 2019.

RISEMBERG, R. I. C. S.; Shitsuka, R.; Tavares, O. A Case Study of Pattern Recognition in Collective Texts in Cyberspace Using the Wiki Tool in Undergraduate Distance Courses. Dialogos de la Comunicación (en linea) Felafacs, v.91, n. 1, p.1-17. 2015. Disponível em: http://dialogosfelafacs.net/wpcontent/uploads/2015/09/Dialogos91_UN_ESTUDIO_DE_CASO_DE_RECONOCIMIENTO_DE_PATRONES_EN_LOS_TEXTOS-.pdf. Acesso em: 11 junho 2019.

SCHERER, S.; BRITO, G.S. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 53-77. Editora UFPR. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00053.pdf>. Acesso em: 12 junho 2019.

SHITSUKA, R.; SIVEIRA, I.F.; SHITSUKA, D.M. Aprendizagem significativa de matemática aplicada à reologia: Estudo de caso num curso superior de engenharia. Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 2, n. 1, p. 167-186, jan./jun. 2012.

SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. Formação de tutores para atuar na disciplina de libras em cursos de graduação à distância: um estudo de caso. Paidea da Unimes. v. 10, n. 17, jan. 2018a. Disponível em: . Acesso em: 11 junho 2019.

SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D.M.; BOGHI, C. Pesquisa-ação na Superação de Dificuldades de Acompanhamento de Curso de Pós-graduação a “Lato Sensu” a Distância por meio de Apoio da Tutoria. Rev. Bras. Aprend. Aberta. v. 17, n. 1. p.1-26. 2018b; l: e713. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/71/291>. Acesso em: 12 junho 2019.

SHITSUKA, R. et al. Boas práticas na Educação a Distância e o sucesso em uma turma de Pedagogia. Research, Society and Development, v. 8, n. 8, p. 1-20, 2019. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1035/962>. Acesso em: 10 junho 2019.

SILVA, P. C.D.; SHITSUKA, R.; PASCHOAL, P.A.G. Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância. RBAAD da ABED, v. 15, n. 1, p.11-20, 2015. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/261/174>. Acesso em: 12 junho 2019.

YIN, R.K. O estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

02-11-2019

Como Citar

SHITSUKA, R. .; SHITSUKA, D. M.; NASCIMENTO DAS NEVES, A. R. .; MOREIRA SHITSUK, C. D. W. .; BOGHI, C. . UM ESTUDO DE CASO DE EMPREGABILIDADE DE ENGENHEIRO POR MEIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e1012, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23105. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos