ADMINISTRAÇÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Gestão democrática; Educação básica; Educação.Resumo
Nos modelos de gestão escolar tradicional, a direção decide a realização algum evento, definem os participantes e suas funções de modo “engessado” e nem sempre logram êxito devido à falta de comprometidmento. Objetivo do presente artigo é apresentar um trabalho de pesquisa-ação no qual a direção verifica que há necessidade de envolvimento dos atores em um projeto e, passa a atuar de modo democrático participativo. Em uma escola de Ensino Fundamental I estava prevista a realização de um evento sobre o poeta e escritor, Carlos Drummond de Andrade. Inicialmente, a gestão, excluiu os professores dos processos decisórios e observou que havia pouca aderência em relação à organização e realização do evento. Pedindo ajuda à Coordenação e Pedagoga da escola, estas, na reunião de ciclo, explicaram objetivo do projeto e procuraram envolver as professoras ouvindo-as. Com os atores assumindo a responsabilidade, houve participação, comprometimento da equipe e o evento foi bem-sucedido.
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