ADMINISTRAÇÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Douglas Batista Rodrigues Gonçalves Torres Universidade Federal de Itajubá
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Claudio Boghi Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Gestão democrática; Educação básica; Educação.

Resumo

Nos modelos de gestão escolar tradicional, a direção decide a realização algum evento, definem os participantes e suas funções de modo “engessado” e nem sempre logram êxito devido à falta de comprometidmento. Objetivo do presente artigo é apresentar um trabalho de pesquisa-ação no qual a direção verifica que há necessidade de envolvimento dos atores em um projeto e, passa a atuar de modo democrático participativo. Em uma escola de Ensino Fundamental I estava prevista a realização de um evento sobre o poeta e escritor, Carlos Drummond de Andrade. Inicialmente, a gestão, excluiu os professores dos processos decisórios e observou que havia pouca aderência em relação à organização e realização do evento. Pedindo ajuda à Coordenação e Pedagoga da escola, estas, na reunião de ciclo, explicaram objetivo do projeto e procuraram envolver as professoras ouvindo-as. Com os atores assumindo a responsabilidade, houve participação, comprometimento da equipe e o evento foi bem-sucedido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Leis e Decretos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 25 outubro 2018.

BRASIL. Censo da educação básica 2016. Publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) em Brasília-DF, 2017. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf>. Acesso: 24 outubro 2018.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 37ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

DEWEY, John. Liberalismo, liberdade e cultura. São Paulo: Nacional/EDUSP, 1970.

FEVORINI, Luciana Bittencourt. O envolvimento dos pais na educação dos filhos: um estudo exploratório. Tese (Doutorado) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), 2009.

GOUVEA, Eduardo Penna et al. Gestão democrática e participativa na educação superior tecnológica: um estudo utilizando a metodologia da pesquisa-ação. Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias, ISSN 2358-9140, v. 5, n. 15, 2018. Disponível em: <http://fafe.edu.br/dados/pdf-uploads/268.pdf?1522240505212>. Acesso em: 26 out. 2018.

LIMA, Emília Freitas de; CONTI, Celso Luiz Aparecido Conti; NASCENTE, Renata Maria Moschen. Gestão, currículo e ensino em análise: por uma escola pública justa e democrática. Revista Eletrônica de Educação REVEDUC. Revista Multilíngue do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. v. 11, n. 3, p.691-705. 2017. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2392/633>. Acesso em: 25 outubro 2018.

LLAUDARÓ, Oriol. Escala de Likert: O qué é e como utilizá-la? Publicado no website Netquest em 2015. Disponível em: <https://www.netquest.com/blog/br/escala-likert>. Acesso em: 23 outubro 2018.

LUDKE, Menga; ANDRE, Marli Eliza Dalmazo. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ed. São Paulo: EPU, 2013.

MATTAR, João. Metodologia cientifica na era digital. S.Paulo: Saraiva, 2017.

McCRELLAND, John. Técnica de questionário para pesquisa. Revista Brasileira de Fisica. v. Esp. p.93-101. 1976. Disponível em: <http://sbfisica.org.br/bjp/download/v06e/v06a06.pdf>. Acesso em: 26 outubro 2018.

OLIVEIRA, Hugo de Souza Lima. Gestão democrática da educação: uma análise conceitual. Enciclopédia biosfera. Centro Científico Conhecer - Goiânia, v. 6, n. 11, p.10-19. 2010.

PAIXÃO, Lea Pinheiro. Escolarização: estratégias instrumentais e identitárias. Atos de pesquisa em educação, v. 2, n. 1, p. 23-51, 2007.

PARO, Vitor Henrique. A Utopia da Gestão Escolar Democrática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.60, p.51-53, 1987.

_________. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Análise do discurso. Campinas: Pontes, 2011.

ROCHA, Cristino Cesário. Gestão escolar democrático-participativa para além do marco legal: pistas de ação. Publicado no website do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SIMPRO-DF). 2015. Disponível em: <http://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2015/07/gestÃo-escolar-democrÁtico-participativa.pdf>. Acesso em: 23 outubro 2018.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24.ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SISLA, Heloisa Chalmers; SOUZA, Ana Paula Gestoso de. Práticas pedagógicas bem sucedidas: um diálogo com discursos de professoras. Revista Eletrônica de Educação REVEDUC. Revista Multilíngue do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. v. 11, n. 2, p.521-539. 2017. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1730/611>. Acesso em: 26 outubro 2018.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VIEIRA, Kelmara Mendes; DALMORO, Marlon. Dilemas na construção de escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? In: XXXII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – (ANPAD). Rio de Janeiro-RJ 06 a 10 de setembro de 2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A1615.pdf>. Acesso em 24 outubro 2018.

VYGOTSKY, Lev Seminovich. Pensamento e linguagem. 4ed. S.Paulo: Martins, 2008.

VYGOTSKY, Lev Seminovich; LURIA, Alexander Romanovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone Editora, 2016.

WALLON, Heri. La evolucion psicologica del ninõ. Madrid: Critica Espanha, 2007.

ZANELLA, Andrea Vieira et al. Participação dos pais na escola: diferentes expectativas. In ZANELLA, Andrea Vieira et al., org. Psicologia e práticas sociais. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. pp. 132-141. ISBN: 978-85-99662-87-8.

Downloads

Publicado

17-02-2019

Como Citar

GONÇALVES TORRES, D. B. R. .; SHITSUKA, R. .; SHITSUKA, D. M. .; BOGHI, C. ADMINISTRAÇÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e1019, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23111. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos