ADMINISTRAÇÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Douglas Batista Rodrigues Gonçalves Torres Universidade Federal de Itajubá
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Claudio Boghi Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Gestão democrática; Educação básica; Educação.

Resumo

Nos modelos de gestão escolar tradicional, a direção decide a realização algum evento, definem os participantes e suas funções de modo “engessado” e nem sempre logram êxito devido à falta de comprometidmento. Objetivo do presente artigo é apresentar um trabalho de pesquisa-ação no qual a direção verifica que há necessidade de envolvimento dos atores em um projeto e, passa a atuar de modo democrático participativo. Em uma escola de Ensino Fundamental I estava prevista a realização de um evento sobre o poeta e escritor, Carlos Drummond de Andrade. Inicialmente, a gestão, excluiu os professores dos processos decisórios e observou que havia pouca aderência em relação à organização e realização do evento. Pedindo ajuda à Coordenação e Pedagoga da escola, estas, na reunião de ciclo, explicaram objetivo do projeto e procuraram envolver as professoras ouvindo-as. Com os atores assumindo a responsabilidade, houve participação, comprometimento da equipe e o evento foi bem-sucedido. 

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Publicado

17-02-2019

Como Citar

GONÇALVES TORRES, D. B. R. .; SHITSUKA, R. .; SHITSUKA, D. M. .; BOGHI, C. ADMINISTRAÇÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e1019, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23111. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos