TUTORIA EM DISCIPLINA MINISTRADA A DISTANCIA EM CURSO PRESENCIAL E SATISFAÇÃO DOS ALUNOS

Autores

  • João Uilson Vieira Filho IFSuldeMinas
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Maria Fani Scheibel Universidade Federal do Rio Grande
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Brasil
  • Caleb David Willy Moreira Shitsuka Universidade Brasil

Palavras-chave:

Educação. Ambiente virtual. Ensino a distância. Empatia.

Resumo

A educação a distância tem passado por um crescimento na quantidade de matriculas nos últimos 10 anos e, tudo leva crer que esta tendência prossegue nos anos vindouros. Apesar do avanço da modalidade, ainda existem dificuldades que podem levar à evasão escolar. Torna-se interessante buscar formas de minimizar as perdas de alunos que levam a vagas ociosas. A tutoria faz o contato direto com os alunos no cotidiano do curso e logicamente, seu trabalho pode se constituir em um fator a mais para a permanência dos discentes. O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo no qual houve mudança na satisfação dos alunos relacionado com a alteração na tutoria levando a minimização da evasão na turma. Realiza-se um trabalho de pesquisa-ação em uma disciplina a distância de Metodologia do Trabalho Científico, de um curso superior de tecnologia, na qual havia pouco engajamento dos alunos, mas que por meio do trabalho participativo levou-se ao aumento da cooperação discente e minimização da evasão.

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Publicado

02-10-2019

Como Citar

VIEIRA FILHO, J. U. .; SHITSUKA, R. .; SCHEIBEL, M. F. .; SHITSUKA, . D. M. .; MOREIRA SHITSUKA, C. D. W. TUTORIA EM DISCIPLINA MINISTRADA A DISTANCIA EM CURSO PRESENCIAL E SATISFAÇÃO DOS ALUNOS . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10110, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23391. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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Artigos