TUTORIA EM DISCIPLINA MINISTRADA A DISTANCIA EM CURSO PRESENCIAL E SATISFAÇÃO DOS ALUNOS
Palavras-chave:
Educação. Ambiente virtual. Ensino a distância. Empatia.Resumo
A educação a distância tem passado por um crescimento na quantidade de matriculas nos últimos 10 anos e, tudo leva crer que esta tendência prossegue nos anos vindouros. Apesar do avanço da modalidade, ainda existem dificuldades que podem levar à evasão escolar. Torna-se interessante buscar formas de minimizar as perdas de alunos que levam a vagas ociosas. A tutoria faz o contato direto com os alunos no cotidiano do curso e logicamente, seu trabalho pode se constituir em um fator a mais para a permanência dos discentes. O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo no qual houve mudança na satisfação dos alunos relacionado com a alteração na tutoria levando a minimização da evasão na turma. Realiza-se um trabalho de pesquisa-ação em uma disciplina a distância de Metodologia do Trabalho Científico, de um curso superior de tecnologia, na qual havia pouco engajamento dos alunos, mas que por meio do trabalho participativo levou-se ao aumento da cooperação discente e minimização da evasão.
Downloads
Referências
ABMES. Faculdades do futuro: em 5 anos, modalidade de estudo online deve superar a educação presencial no Brasil. Publicado no website da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) em 22/05/2018. Disponível em: <https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2800/faculdades-do-futuro-em-5-anos-modalidade-de-estudo-online-deve-superar-educacao-presencial-no-brasilhttps://abmes.org.br/noticias/detalhe/2800/faculdades-do-futuro-em-5-anos-modalidade-de-estudo-online-deve-superar-educacao-presencial-no-brasil >. Acesso em: 01 set. 2019.
ARAÚJO, Nathalia Tavares de Freitas; OLIVEIRA, Fátima Bayma; MARCHISOTTI, Gustavo Guimarães. Razões para a evasão na educação a distância. In: Congresso ABED 2016. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/326.pdfhttp://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/326.pdf >. Acesso em: 01 set. 2019.
BITTENCOURT, Ibsen Mateus; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de administração da UFAL/UAB. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 83, p. 465-504, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a09v22n83.pdfhttp://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a09v22n83.pdf >. Acesso em: 01 set. 2019.
BENTO, Luiz et al. A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD... RBAAD da ABED, v. 16, n. 1, p.23-35. 2017. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/279/222http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/279/222 >. Acesso: 02 set. 2019
BRASIL. PORTARIA Nº 1134 DE 10 DE OUTUBRO DE 2016. Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Disponível em: <https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf HYPERLINK "https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf%20"https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf >. Acesso em: 01 fev. 2019.
BRASIL. PORTARIA No 1428 de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior – IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251. Acesso em: 03 set. 2019.
BRASIL. DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Decreto-9057-2017-05-25.pdfhttp://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Decreto-9057-2017-05-25.pdf >. Acesso em: 02 set. 2019.
CHULES, Magali Regina Kolakowski Chules; RABELO, Antônio Pereira. Competências do tutor que contribuem ao bom desempenho do aluno na EAD. In: Congresso ABED 2015. Brasilia-DF. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_350.pdfhttp://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_350.pdf >. Acesso: 01 set. 2019.
Desafios da Educação. EAD: em cinco anos, modalidade terá mais matrículas que presencial. Publicado no website Desafios da Educação em 23 de maio de 2018. Disponível em: <https://desafiosdaeducacao.com.br/crescimento-do-ead-mais-matriculas/https://desafiosdaeducacao.com.br/crescimento-do-ead-mais-matriculas/ >. Acesso em: 30 jan. 2019.
FERREIRA, Maria Emiliani Pena Ferreira; COTA, Leide Gonçalves. Tutoria – estudo comparativo de modelos de mediação adotados em cursos na modalidade EaD. Paidea da Unimes – Revista Científica de Educação a Distância. v.10, n. 18, 2018.
LISBOA, Ana Paula Lisboa; ESPOSITO, Eduarda; MARTINS, Thays. Graças à EAD, matrículas do ensino superior voltam a crescer após dois anos. Publicado no website Eu Estudante em 10/10/2018 11:18. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2018/09/20/ensino_ensinosuperior_interna,707000/matriculas-em-cursos-superiores-voltam-a-crescer.shtmlhttps://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2018/09/20/ensino_ensinosuperior_interna,707000/matriculas-em-cursos-superiores-voltam-a-crescer.shtml >. Acesso em: 01 set. 2019.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2013.
MATTAR, João. Metodologia científica na era digital. S.Paulo: Saraiva, 2017.
NUNES, Vanessa B. O papel do tutor na educação a distância: como tem sido concebido pelas instituições... In: Congresso da ABED 2013. Vitória-ES. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/41.pdfhttp://www.abed.org.br/congresso2013/cd/41.pdf >. Acesso em: 02 set. 2019.
OLIVEIRA, Pedro Rodrigues; OESTERREICH, Silvia Aparecida; ALMEIDA, Vera Luci. Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, 2018.
PEREZ, Alessandra Fracaroli et al. Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia. RBAAD da ABED, v. 13, n. 1, p.2-12. 2014.
RICARDO, Jaison Sfogia. Quebrando paradigmas: do preconceito à realidade da educação a distância. Paidea da Unimes – Revista Científica de Educação a Distância. v. 10, n. 18. 2018.
RISEMBERG, Rabbith Ive Carolina S.; SHITSUKA, Ricardo; TAVARES, Orivaldo de Lira. Un Estudio de Caso de Reconocimiento de Patrones en los Textos Colectivos en el Ciberespacio Mediante la Herramienta Wiki en Cursos a Distancia de Pregrad. Dialogos de la Comunicacion. Felafacs. v. 91, n.2. 2015.
SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. 24ed. S.Paulo: Cortez. 2016.
SILVA, Priscilla Chantal Duarte; SHITSUKA, Ricardo; PASCHOAL, Patrícia Aparecida Gomes. Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância. RBAAD da ABED, v. 14, n. 1, p.12-20. 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2015/01_AFETIVIDADE_NAS_INTERACOES.pdfhttp://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2015/01_AFETIVIDADE_NAS_INTERACOES.pdf >. Acesso em: 02 set. 2019.
TEIXEIRA, Cynthia Helena Soares Bouças et al. Critérios de avaliação da participação dos atores em um fórum de educação a distância: uma pesquisa-ação. RBAAD da ABED, v. 16, n. 1, p.49-61. 2017. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/281/225http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/281/225 >. Acesso: 02 set. 2019.
TELLES, Wagner Rambaldi; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem. RBAAD da ABED, v. 16, n. 1, p.11-21. 2017. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/278/221http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/278/221 >. Acesso: 03 set. 2019.
TENÓRIO, André; COSTA, Maria de Fátima Araújo Costa; TENORIO, Thaís. A influência da empatia como competência socioafetiva na atuação de tutores a distância. RBAAD da ABED, v. 15, n. 1, p.11-22. 2016. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2016/01_Influencia_da_competencia.pdfhttp://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2016/01_Influencia_da_competencia.pdf >. Acesso em: 02 set. 2019.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18ed. São Paulo: Cortez, 2011.
WOLTON, D. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Autêntica, 2010.