TUTORING IN A DISCIPLINE MINISTERED IN DISTANCE IN PRESENTIAL COURSE AND SATISFACTION OF STUDENTS

Authors

  • João Uilson Vieira Filho IFSuldeMinas
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Maria Fani Scheibel Universidade Federal do Rio Grande
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Brasil
  • Caleb David Willy Moreira Shitsuka Universidade Brasil

Keywords:

Education. Virtual environment. Distance learning. Empathy.

Abstract

Distance education has been experiencing an increase in enrollment over the last 10 years, and it seems that this trend continues in the years to come. Despite the progress of the sport, there are still difficulties that may lead to school dropout. It is interesting to look for ways to minimize student losses that lead to idle vacancies. The tutoring makes direct contact with the students in the daily life of the course and logically, their work can be an additional factor for the conservation of the students. The aim of this paper is to present a study in which there was a change in student satisfaction related to the change of tutoring leading to a reduction in class dropout. An action research work is carried out in a distance discipline of methodology from scientific work, from a higher technology course, in which there was little student engagement, but which through participatory work led to increased student participation. and minimization of avoidance.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABMES. Faculdades do futuro: em 5 anos, modalidade de estudo online deve superar a educação presencial no Brasil. Publicado no website da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) em 22/05/2018. Disponível em: <https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2800/faculdades-do-futuro-em-5-anos-modalidade-de-estudo-online-deve-superar-educacao-presencial-no-brasilhttps://abmes.org.br/noticias/detalhe/2800/faculdades-do-futuro-em-5-anos-modalidade-de-estudo-online-deve-superar-educacao-presencial-no-brasil >. Acesso em: 01 set. 2019.

ARAÚJO, Nathalia Tavares de Freitas; OLIVEIRA, Fátima Bayma; MARCHISOTTI, Gustavo Guimarães. Razões para a evasão na educação a distância. In: Congresso ABED 2016. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/326.pdfhttp://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/326.pdf >. Acesso em: 01 set. 2019.

BITTENCOURT, Ibsen Mateus; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de administração da UFAL/UAB. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 83, p. 465-504, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a09v22n83.pdfhttp://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a09v22n83.pdf >. Acesso em: 01 set. 2019.

BENTO, Luiz et al. A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD... RBAAD da ABED, v. 16, n. 1, p.23-35. 2017. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/279/222http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/279/222 >. Acesso: 02 set. 2019

BRASIL. PORTARIA Nº 1134 DE 10 DE OUTUBRO DE 2016. Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Disponível em: <https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf HYPERLINK "https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf%20"https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf >. Acesso em: 01 fev. 2019.

BRASIL. PORTARIA No 1428 de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior – IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251. Acesso em: 03 set. 2019.

BRASIL. DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Decreto-9057-2017-05-25.pdfhttp://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Decreto-9057-2017-05-25.pdf >. Acesso em: 02 set. 2019.

CHULES, Magali Regina Kolakowski Chules; RABELO, Antônio Pereira. Competências do tutor que contribuem ao bom desempenho do aluno na EAD. In: Congresso ABED 2015. Brasilia-DF. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_350.pdfhttp://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_350.pdf >. Acesso: 01 set. 2019.

Desafios da Educação. EAD: em cinco anos, modalidade terá mais matrículas que presencial. Publicado no website Desafios da Educação em 23 de maio de 2018. Disponível em: <https://desafiosdaeducacao.com.br/crescimento-do-ead-mais-matriculas/https://desafiosdaeducacao.com.br/crescimento-do-ead-mais-matriculas/ >. Acesso em: 30 jan. 2019.

FERREIRA, Maria Emiliani Pena Ferreira; COTA, Leide Gonçalves. Tutoria – estudo comparativo de modelos de mediação adotados em cursos na modalidade EaD. Paidea da Unimes – Revista Científica de Educação a Distância. v.10, n. 18, 2018.

LISBOA, Ana Paula Lisboa; ESPOSITO, Eduarda; MARTINS, Thays. Graças à EAD, matrículas do ensino superior voltam a crescer após dois anos. Publicado no website Eu Estudante em 10/10/2018 11:18. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2018/09/20/ensino_ensinosuperior_interna,707000/matriculas-em-cursos-superiores-voltam-a-crescer.shtmlhttps://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2018/09/20/ensino_ensinosuperior_interna,707000/matriculas-em-cursos-superiores-voltam-a-crescer.shtml >. Acesso em: 01 set. 2019.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2013.

MATTAR, João. Metodologia científica na era digital. S.Paulo: Saraiva, 2017.

NUNES, Vanessa B. O papel do tutor na educação a distância: como tem sido concebido pelas instituições... In: Congresso da ABED 2013. Vitória-ES. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/41.pdfhttp://www.abed.org.br/congresso2013/cd/41.pdf >. Acesso em: 02 set. 2019.

OLIVEIRA, Pedro Rodrigues; OESTERREICH, Silvia Aparecida; ALMEIDA, Vera Luci. Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, 2018.

PEREZ, Alessandra Fracaroli et al. Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia. RBAAD da ABED, v. 13, n. 1, p.2-12. 2014.

RICARDO, Jaison Sfogia. Quebrando paradigmas: do preconceito à realidade da educação a distância. Paidea da Unimes – Revista Científica de Educação a Distância. v. 10, n. 18. 2018.

RISEMBERG, Rabbith Ive Carolina S.; SHITSUKA, Ricardo; TAVARES, Orivaldo de Lira. Un Estudio de Caso de Reconocimiento de Patrones en los Textos Colectivos en el Ciberespacio Mediante la Herramienta Wiki en Cursos a Distancia de Pregrad. Dialogos de la Comunicacion. Felafacs. v. 91, n.2. 2015.

SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. 24ed. S.Paulo: Cortez. 2016.

SILVA, Priscilla Chantal Duarte; SHITSUKA, Ricardo; PASCHOAL, Patrícia Aparecida Gomes. Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância. RBAAD da ABED, v. 14, n. 1, p.12-20. 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2015/01_AFETIVIDADE_NAS_INTERACOES.pdfhttp://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2015/01_AFETIVIDADE_NAS_INTERACOES.pdf >. Acesso em: 02 set. 2019.

TEIXEIRA, Cynthia Helena Soares Bouças et al. Critérios de avaliação da participação dos atores em um fórum de educação a distância: uma pesquisa-ação. RBAAD da ABED, v. 16, n. 1, p.49-61. 2017. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/281/225http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/281/225 >. Acesso: 02 set. 2019.

TELLES, Wagner Rambaldi; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem. RBAAD da ABED, v. 16, n. 1, p.11-21. 2017. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/278/221http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/278/221 >. Acesso: 03 set. 2019.

TENÓRIO, André; COSTA, Maria de Fátima Araújo Costa; TENORIO, Thaís. A influência da empatia como competência socioafetiva na atuação de tutores a distância. RBAAD da ABED, v. 15, n. 1, p.11-22. 2016. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2016/01_Influencia_da_competencia.pdfhttp://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2016/01_Influencia_da_competencia.pdf >. Acesso em: 02 set. 2019.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WOLTON, D. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Autêntica, 2010.

Published

02-10-2019

How to Cite

VIEIRA FILHO, J. U. .; SHITSUKA, R. .; SCHEIBEL, M. F. .; SHITSUKA, . D. M. .; MOREIRA SHITSUKA, C. D. W. TUTORING IN A DISCIPLINE MINISTERED IN DISTANCE IN PRESENTIAL COURSE AND SATISFACTION OF STUDENTS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10110, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23391. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Articles