MARKETING INFANTIL: A INFLUÊNCIA MIDIÁTICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Alex Paubel Junger Univesidade Cruzeiro do Sul
  • Andressa Rodrigues de Medeiros Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Débora Martins Viana de Moura Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Rebeca Rosa Barrocal Centro Universitário do Rio Grande do Norte
  • Paula Gabriela Gimenez Junger Centro Universitário do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Educação; Publicidade; Influência; Consumo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como o marketing infantil influencia o desenvolvimento de crianças e adolescentes, explicitando quais meios midiáticos possui maior impacto, por meio dos conceitos de estratégias de diferenciação e segmentação comportamental. Tem-se como objetivo também, mostrar a percepção das crianças, adolescentes e pais em relação à exposição que estes são submetidos diariamente de forma massiva. A intenção é estudar o poder do marketing infantil no desenvolvimento do seu público-alvo e como isso reflete no poder de compra dos pais, visando explanar o modo como a publicidade mercadológica está voltada para as crianças e as influências que essa prática exerce sobre o desenvolvimento físico, psicológico e social desses que serão consumidores ativos no futuro. Devido a grande influência do marketing infantil na vida de crianças e adolescentes se faz necessário seu estudo e pesquisa, sendo que conexão que é feita entre o real e o imaginário povoa as mentes em formação. A mídia e a publicidade infantil são responsáveis por inflar essas mentes, com a intenção de ampliar o consumo de determinados produtos, especialmente aqueles voltados para o público infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CERVO, Amado Luiz. BERVIAN, Pedro Alcino.

SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6° ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

KOTLER, Philip, KELLER Kevin Lane. Administração de Marketing. 14º ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

KOTLER, Philip, KELLER Kevin Lane. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. 5º ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. 6º ed. São Paulo, Summus, 2015.

KOTLER, Philip, KELLER Kevin Lane. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. 5º ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. 2º ed. São Paulo: Marins Fontes, 2002.

SILVA, Paulo Sérgio Modesto. O desenvolvimento da adolescência na teoria de Jean Piaget. Disponível em: Acesso em: 10 de Novembro de 2018.

SILVA, Ana Maria Dias da. A criança e o marketing: informações fundamentais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus, 2012 p. 37.

SPC. Consumo Infantil. Disponível em:

htpps://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/analise_consumo_infantil_setembro_20151.pdf> Acesso em: 07 de Set. de 2018.

REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado.

MORETTIN, Luiz Gonzaga. Estatística básica: probabilidade e inferência, volume único. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Downloads

Publicado

17-11-2019

Como Citar

JUNGER, A. P.; DE MEDEIROS, A. R. .; DE MOURA, D. M. V. .; BARROCAL, R. R. .; GIMENEZ JUNGER, P. G. . MARKETING INFANTIL: A INFLUÊNCIA MIDIÁTICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10116, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23440. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos