Análise estratégica e propostas de intervenção: um caso prático em uma microempresa em Cascavel/PR
Palavras-chave:
Análise estratégia; análise SWOT; business model Canvas.Resumo
Na busca por vantagem competitiva cabe às organizações escolherem os caminhos que desejam seguir para o alcance de seus objetivos. Assim, necessitam definir estratégias que se alinhem as características ambientais, bem como ao seu modelo de negócio. Assim, independentemente do tipo e porte, torna-se relevante que tais organizações façam uso de ferramentas de análise estratégica. Logo, o objetivo do presente estudo foi, a partir da aplicação de duas ferramentas de anális estratégica, propor intervenções, de modo a contribuir para o aumento de faturamento de uma microempresa de venda de soluções para espelho ponto, localizada em Cascavel/PR. Trata-se de um artigo aplicado que, após diagnóstico organizacional prévio realizado a partir de encontros com os sócios da empresa, aplicação das ferramentas propostas e estudo de mercado, possibilitou aos gestores da organização uma visão mais clara do ambiente em que a empresa está inserida e do seu modelo de negócio, bem como a concretização de ações para melhoria do negócio. De forma complementar, foi possível demonstrar, a partir dessa experiência, a importância do estreitamento de relações entre os meios empresarial e acadêmico, assim como a possibilidade de uso de ferramentas estratégicas por qualquer tipo de organização, seja ela micro, pequena, média ou grande.
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