Análise estratégica e propostas de intervenção: um caso prático em uma microempresa em Cascavel/PR

Autores

Palavras-chave:

Análise estratégia; análise SWOT; business model Canvas.

Resumo

Na busca por vantagem competitiva cabe às organizações escolherem os caminhos que desejam seguir para o alcance de seus objetivos. Assim, necessitam definir estratégias que se alinhem as características ambientais, bem como ao seu modelo de negócio. Assim, independentemente do tipo e porte, torna-se relevante que tais organizações façam uso de ferramentas de análise estratégica. Logo, o objetivo do presente estudo foi, a partir da aplicação de duas ferramentas de anális estratégica, propor intervenções, de modo a contribuir para o aumento de faturamento de uma microempresa de venda de soluções para espelho ponto, localizada em Cascavel/PR. Trata-se de um artigo aplicado que, após diagnóstico organizacional prévio realizado a partir de encontros com os sócios da empresa, aplicação das ferramentas propostas e estudo de mercado, possibilitou aos gestores da organização uma visão mais clara do ambiente em que a empresa está inserida e do seu modelo de negócio, bem como a concretização de ações para melhoria do negócio. De forma complementar, foi possível demonstrar, a partir dessa experiência, a importância do estreitamento de relações entre os meios empresarial e acadêmico, assim como a possibilidade de uso de ferramentas estratégicas por qualquer tipo de organização, seja ela micro, pequena, média ou grande.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inês Presrlak, Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

Gestora na Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação – FUNDEP e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Gustavo Yuho Endo, Business School Unoeste

Professor na Business School Unoeste e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Érika Mayumi Kato-Cruz, Business School Unoeste

Professora na Business School Unoeste, Doutora em Administração pela EAESP/FGV e Mestre em Administração pela UFPR.

Ronaldo Bulhões, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo - ESALQ/USP.

Referências

ANDREWS, K. R. The concept of corporate strategy. In: FOSS, N. J. Resources firms and strategy. New Work: Oxford University Press, 1997.

ANSOFF, H. I. Corporate strategy. New York: McGraw-Hill, 1965.

ASSEN, M. V. Modelos de gestão: os 60 modelos que todo gestor deve conhecer. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

BARNEY, Jay B., HESTERLEY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

CAMARGOS, M. A.; DIAS, A. T. Estratégia, administração estratégica e estratégia corporativa: uma síntese teórica. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 27-39, jan./mar. 2003.

CARVALHO, L.; ENDO, G. Y.; ROJO, C. A. Cenários do ramo de materiais de construção civil na cidade de Toledo/PR: percepções frente à crise de 2015. Revista Gestão & Regionalidade, v. 32, n. 96, p. 49-70, 2016.

CERTO, Samuel C., PETER, Paul, MARCONDES, Reynaldo C., CESAR, Ana M. R. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

CHANDLER, A. Strategy and structure. Cambridge: MIT Press, 1962.

DYSON, Robert G. Strategic development and SWOT analysis at the University of Warwick. European Journal of Operational Research, v. 152, n. 3, p. 631-640, 2004.

FAGUNDES F. M.; GIMENEZ, F. A. P. Ambiente, estratégia e desempenho em micro e pequenas empresas. REBRAE, v. 2, n. 2, p. 133-146, 2009.

FERREIRA, L. F. F.; OLIVA, F. L.; SANTOS, S. A. DOS; GRISI, C. C. DE H. E; LIMA, A. C. Análise Quantitativa sobre a Mortalidade Precoce de Micro e Pequenas Empresas da Cidade de São Paulo. Gestão & Produção, v. 19, n. 4, p. 811–823, 2012.

FONSECA, J. S.; NUNES, C. Ferramentas de gestão para a escola: um relato de experiência com a Análise SWOT. Atos de Pesquisa em Educação, v. 15, n. 2, p. 520-538, mai./jun., 2020.

NOGUEIRA, Cleber S. Planejamento estratégico. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. 30.ed. São Paulo: Atlas.

OSTERWALDER, Alexander, PIGNEUR, Yves. Business Model Generation – inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

SANTOS, L. L. da S.; ALVES, R. C.; ALMEIDA, K. N. T. Formação da estratégia em micro e pequenas empresas: um estudo no centro-oeste mineiro. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, p. 59-73, 2007.

Downloads

Publicado

04-03-2021

Como Citar

PRESRLAK, M. I.; ENDO, G. Y.; KATO-CRUZ, Érika M.; BULHÕES, R. . Análise estratégica e propostas de intervenção: um caso prático em uma microempresa em Cascavel/PR. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23695, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23695. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais