A relação teoria e prática no ensino de psicologia educacional na UFRN: experiências de uma monitoria

Autores

Palavras-chave:

Monitoria; Psicologia Educacional; Teoria e prática - ensino de Psicologia Educacional.

Resumo

Este estudo contempla as experiências de monitoria desenvolvidas no ano de 2019  no componente de Psicologia Educacional II na turma de terceiro período do curso de Pedagogia da UFRN – Campus Natal. O objetivo é descrever experiências de monitoria e suas implicações para a relação teoria e prática na formação do pedagogo, com ênfase nas contribuições do ensino de Psicologia Educacional na formação inicial de professores. Como metodologia, o estudo pode ser classificado como estudo de caso.  Os procedimentos para a coleta de dados foram a observação participante e a análise documental de atividades. Os resultados apontaram para a contribuição dos conceitos de Psicologia Educacional na relação teoria e prática na atuação pedagógica, bem como possibilitou o planejamento e sistematização de metodologias de ensino-aprendizagem no ensino da área. O estudo conclui que as experiências de monitoria promovem aproximação dos estudantes envolvidos com a docência universitária e potencializam propostas pedagógicas que estejam ligadas multidisciplinarmente.

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Publicado

27-04-2021

Como Citar

TIBÚRCIO, N. M. da S.; FONSECA, G. F. . A relação teoria e prática no ensino de psicologia educacional na UFRN: experiências de uma monitoria. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e24516, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/24516. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais