A relação teoria e prática no ensino de psicologia educacional na UFRN: experiências de uma monitoria

Autores

Palavras-chave:

Monitoria; Psicologia Educacional; Teoria e prática - ensino de Psicologia Educacional.

Resumo

Este estudo contempla as experiências de monitoria desenvolvidas no ano de 2019  no componente de Psicologia Educacional II na turma de terceiro período do curso de Pedagogia da UFRN – Campus Natal. O objetivo é descrever experiências de monitoria e suas implicações para a relação teoria e prática na formação do pedagogo, com ênfase nas contribuições do ensino de Psicologia Educacional na formação inicial de professores. Como metodologia, o estudo pode ser classificado como estudo de caso.  Os procedimentos para a coleta de dados foram a observação participante e a análise documental de atividades. Os resultados apontaram para a contribuição dos conceitos de Psicologia Educacional na relação teoria e prática na atuação pedagógica, bem como possibilitou o planejamento e sistematização de metodologias de ensino-aprendizagem no ensino da área. O estudo conclui que as experiências de monitoria promovem aproximação dos estudantes envolvidos com a docência universitária e potencializam propostas pedagógicas que estejam ligadas multidisciplinarmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Patricia Cristina Albieri de et al. Em busca de um ensino de psicologia significativo para futuros professores. 26ª Reunião Anual da ANPEd, 2003.

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; TERRIBILI FILHO, Armando. Educação superior no período noturno no Brasil: políticas, intenções e omissões. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 15, n. 54, p. 81-102, 2007.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015. Seção 1, p. 8.

BZUNECK, J. A. A psicologia educacional e a formação de professores: tendências contemporâneas. Psicologia Escolar e Educacional, Londrina, v.3, n.1, p. 41-52, 1999.

COSTA, Cibele dos Reis. Psicologia e Formação do Pedagogo: Análise da Disciplina Psicologia da Educação na UFG/RC (1988-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5061>. Acesso em: 10 jan. 2021.

CHECCHIA, Ana Karina Amorim. Contribuições da psicologia escolar para formação de professores: um estudo sobre a disciplina psicologia da educação nas licenciaturas. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.a., 2010.

LAROCCA, P. O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas: v.8, n.2. 2007, p. 295-306.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Afetividade e processo ensino-aprendizagem contribuições de Henri Wallon. 27ª Reunião Anual da ANPEd, 2002.

MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. F. (Orgs). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 267-292.

PAINI, Leonor Dias. Psicologia educacional: a vez e a voz dos acadêmicos de pedagogia das universidades estaduais do Paraná. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-29102007-201022/pt-br.php>. Acesso em: 15 jan. 2021.

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999, 136 p. Tradução de: Maria Alice Magalhães D' Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva.

PIMENTA, Selma G, LIMA Maria S. Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, São Paulo: v.3, n.3 e 4. 2005/2006, p. 5-24.

SILVA, Airton Marques da. Metodologia de pesquisa. 2. ed. Fortaleza - Ceará: Uab, 2015. 109 p.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

27-04-2021

Como Citar

TIBÚRCIO, N. M. da S.; FONSECA, G. F. . A relação teoria e prática no ensino de psicologia educacional na UFRN: experiências de uma monitoria. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e24516, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/24516. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais