Jogos e o ensino da Matemática uma experiência bem-sucedida

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil; Ensino de Matemática; Jogos.

Resumo

O presente relato de experiência objetiva refletir sobre experiências didáticas na educação infantil de uma turma do 3º ano na Escola Estadual Antônio Carlos, na cidade de Caraúbas/RN, no ano de 2015. Buscando trazer uma experiência exitosa com o ensino da Matemática e os jogos na produção de materiais didáticos, buscando trazer o cotidiano dos alunos.  A discussão teórica se sustenta nos estudos de Kishimoto (1993) e mais recente de Groenwad e Timm (2020). Por último, o estudo se apresenta como inovador em virtude: 1) apresentar materiais didáticos para o ensino da matemática que pudessem ser reaproveitados por diversas vezes nas práticas de professores com resultados bem-sucedidos; 2) aproximar o conteúdo didático ao cotidiano do aluno, 3) envolvimento, pertencimento e engajamento por parte dos alunos em função da proposta didática, 4) trabalho em equipe, e por último 5) incentivar o pensamento autônomo do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, K ; MOTA, A. O Lúdico como Prática Pedagógica no Ensino da Matemática. Revista Ensino da Matemática em Debate. v. 4, n. 1, p. 37-51, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/28830 . Acesso em: 26 jun. 2021.

ANTONIO PIROLA, N; TORTORA, E. Percepções e crenças de autoeficácia no trabalho com matemática e Resolução de Problemas na Educação Infantil. Revista de Educação Matemática, v. 17, 11 out. 2020. DOI: doi.org/10.37001/remat25269062v17id424.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.

BRASIL. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC/ Secretaria da Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdfhttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.

BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Plataforma Sucupira. Versão 3.35.1, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf.

GROENWALD, C. L. O; TIMM, U. T. Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula. Educação Matemática em Revista. v. 1, n. 2, p. 21 - 26, 29 mai. 2020. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2303. Acesso em: Acesso em: 26 jun. 2021.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1990.

KISHIMOTO, T.M. O jogo, a criança e a educação. Vozes: São Paulo, 1993

MARCONDES, C. F.; SILVA, V. DA S. Modelagem Matemática na Educação Infantil: considerações a partir de uma prática educativa com crianças de 3 e 4 anos. Revista de Educação Matemática, v. 16, n. 21, p. 71 - 87, 1 jan. 2019. DOI: doi.org/10.25090/remat25269062v16n212019p71a87.

MARQUES, M. de C. P.; PERIN, C. L. ; SANTOS, E. Contribuição dos jogos matemáticos na aprendizagem dos alunos da 2ª fase do 1º ciclo da escola estadual 19 de maio de Alta Floresta-MT. Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta. v.2, n.1, 2013. Disponível em: http://faflor.com.br/revistas/refaf/index.php/refaf/article/view/92/html. Acesso em: 25 jul. 2021.

NUNES, F.L.P; SARACENI, G. C.M.G. O lúdico no aprendizado da matemática na educação infantil. UNISALESIANO. Centro Universitário Salesiano Auxilium. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Lins, São Paulo, 2013.

RAMIRO CARLOS JOSÉ, P.; LINHARES, E. B. A ludicidade aplicada no ensino das frações. Revista Interação Interdisciplinar, v. 03, nº. 02, p.46-61, jul - dez., 2019. Disponível em:

https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/interacao/article/view/861. Acesso em: 25 jul. 2021.

VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. IN: A formação social da mente. São Paulo: Ícone – Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

Downloads

Publicado

16-09-2021

Como Citar

MARTINS NETO, A. V. .; ALVES, A. L. de P. .; SANTOS, L. A. da S. .; COSTA, M. A. .; SANTOS, M. E. dos . Jogos e o ensino da Matemática uma experiência bem-sucedida. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26088, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26088. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência