Revista De História Da Educação: Um Olhar Histórico E Bibliométrico (2017-2019)

Autores

Palavras-chave:

Revista de História da Educação; Bibliometria; Pesquisa em História da Educação.

Resumo

O presente trabalho foca nos artigos publicados na Revista de História da Educação (RHE), editada pela Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) entre 2017 e 2019, conceituada como A1 no sistema QUALIS/CAPES. Compreender o que se publica em História da Educação em uma revista que além de bem-conceituada faz parte da constituição histórica do campo de História da Educação, fornece elementos importantes para a compreensão de como esse campo se apresenta hoje. O objetivo é elencar e analisar as temáticas presentes na revista, seus recortes históricos e geográfico. A metodologia utilizada está ancorada tanto na bibliometria, como na pesquisa histórica. A coleta de dados se deu com o subsídio de uma tabela que designava o número, volume, mês/ano da publicação; título; autor (es) e sua (s) filiação (ões); palavras – chaves, número de páginas, recortes temporal e geográfico; temática. O tratamento ficou circunscrito aos recortes temporal, geográfico e temático. Em relação a periodização, os séculos XV, XVI, XVII e XVIII são menos abordados, juntos representam 10 %, a maior parte das pesquisas focam em períodos mais recentes, o século XX, representa 56%, o XIX, é tratado em 23% e o XXI, em 11% dos artigos. Essa constatação relaciona-se com a disponibilidade de fontes. Porém, outros elementos, como as temáticas abordadas, podem construir uma explicação mais precisa. Os recortes geográficos apontam para pesquisas sobre o Brasil em 49 %, a Europa, em 26% e América do Sul, em 10 % dos artigos. Trabalhos articulando países de diferentes continentes somam 14 % e tratam de relações sul-americanas ou entre a América do Sul e Europa.  Apenas 1% dos artigos tratam da América do Norte. Apesar do forte diálogo internacional, este fica restrito à Europa e aos países vizinhos, demostrando limites na internacionalização, com reforço de diálogo com atores já bem estabelecidos. Em relação as temáticas, elas foram categorizadas em 17 temas, mas observou-se concentração em alguns. Quase um quarto dos artigos (24%) trataram da temática “Ideias Educativas, Sistemas de Pensamentos, Intelectuais e Educação”; 12 % da “Impressos Educacionais – manuais, livros didáticos, periódicos”; 8 % da “Profissão Docente, Memórias e Formação de Professores”; 6 % da “Disciplinas Escolares, Currículos, Cultura Escolar”. Publicações com assuntos tradicionais seguem como principais e questões emergentes como gênero, questões etno-raciais e infância tem menor presença.  Esse levantamento aponta questões pertinentes a caracterização de uma revista com a melhor avaliação institucional, como também sobre o que de forma geral se pesquisa no Brasil e com quem se privilegia o diálogo. Descortinam-se possibilidades: validação de novas fontes, ou novos tratamentos, capazes de recuar na periodização se mostra como desafio a ser encarado; bem como propor novos interlocutores internacionais e um esforço para transpor a pluralidade de perspectivas de Educação como um todo para a História da Educação em particular.

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Publicado

18-10-2021

Como Citar

KALINOWSKI, G. Revista De História Da Educação: Um Olhar Histórico E Bibliométrico (2017-2019). Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26633, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26633. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais