Revista De História Da Educação: Um Olhar Histórico E Bibliométrico (2017-2019)

Autores

Palavras-chave:

Revista de História da Educação; Bibliometria; Pesquisa em História da Educação.

Resumo

O presente trabalho foca nos artigos publicados na Revista de História da Educação (RHE), editada pela Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) entre 2017 e 2019, conceituada como A1 no sistema QUALIS/CAPES. Compreender o que se publica em História da Educação em uma revista que além de bem-conceituada faz parte da constituição histórica do campo de História da Educação, fornece elementos importantes para a compreensão de como esse campo se apresenta hoje. O objetivo é elencar e analisar as temáticas presentes na revista, seus recortes históricos e geográfico. A metodologia utilizada está ancorada tanto na bibliometria, como na pesquisa histórica. A coleta de dados se deu com o subsídio de uma tabela que designava o número, volume, mês/ano da publicação; título; autor (es) e sua (s) filiação (ões); palavras – chaves, número de páginas, recortes temporal e geográfico; temática. O tratamento ficou circunscrito aos recortes temporal, geográfico e temático. Em relação a periodização, os séculos XV, XVI, XVII e XVIII são menos abordados, juntos representam 10 %, a maior parte das pesquisas focam em períodos mais recentes, o século XX, representa 56%, o XIX, é tratado em 23% e o XXI, em 11% dos artigos. Essa constatação relaciona-se com a disponibilidade de fontes. Porém, outros elementos, como as temáticas abordadas, podem construir uma explicação mais precisa. Os recortes geográficos apontam para pesquisas sobre o Brasil em 49 %, a Europa, em 26% e América do Sul, em 10 % dos artigos. Trabalhos articulando países de diferentes continentes somam 14 % e tratam de relações sul-americanas ou entre a América do Sul e Europa.  Apenas 1% dos artigos tratam da América do Norte. Apesar do forte diálogo internacional, este fica restrito à Europa e aos países vizinhos, demostrando limites na internacionalização, com reforço de diálogo com atores já bem estabelecidos. Em relação as temáticas, elas foram categorizadas em 17 temas, mas observou-se concentração em alguns. Quase um quarto dos artigos (24%) trataram da temática “Ideias Educativas, Sistemas de Pensamentos, Intelectuais e Educação”; 12 % da “Impressos Educacionais – manuais, livros didáticos, periódicos”; 8 % da “Profissão Docente, Memórias e Formação de Professores”; 6 % da “Disciplinas Escolares, Currículos, Cultura Escolar”. Publicações com assuntos tradicionais seguem como principais e questões emergentes como gênero, questões etno-raciais e infância tem menor presença.  Esse levantamento aponta questões pertinentes a caracterização de uma revista com a melhor avaliação institucional, como também sobre o que de forma geral se pesquisa no Brasil e com quem se privilegia o diálogo. Descortinam-se possibilidades: validação de novas fontes, ou novos tratamentos, capazes de recuar na periodização se mostra como desafio a ser encarado; bem como propor novos interlocutores internacionais e um esforço para transpor a pluralidade de perspectivas de Educação como um todo para a História da Educação em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASPHE. Revista de História da Educação. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/index. Acesso em 28 abr. 2021.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política [online]. 2013, n. 11, pp. 89-117. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103. Acesso em 01 set. 2021.

BRANDÃO, Hilma A. et al. O Campo História da Educação a partir da análise da Revista de História e Historiografia da Educação (2017-2020) – UFPR. History of Education in Latin America - HistELA, v. 4, p. e23668, 3 jan. 2021. Disponível em https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID23668. Acesso em 29 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 10639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 9 jan. 2003. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 02 jun. 2021.

CAMARGO, Kenneth R. de. Publicar ou perecer, ou perecer por publicar (em excesso)?. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 2014, v. 24, n. 2, pp. 337-339. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312014000200001. Acesso em 02 set. 2021.

GATTI, Bernardete A. Estudos quantitativos em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, Apr. 2004. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em 10 dez. 2020.

KUHLMANN, Moysés. Produtivismo acadêmico, publicação em periódicos e qualidade das pesquisas. Cadernos de Pesquisa [online]. 2015, v. 45, n. 158, pp. 838-855. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143597.Acesso em 30 set. 2021

LE GOFF, Jacques. Documento Monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.

LEITE, Janete Luzia. Publicar ou perecer: a esfinge do produtivismo acadêmico. Revista Katálysis [online]. 2017, v. 20, n. 02, pp. 207-215. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p207. Acesso em 30 set. 2021.

LOMBARDI, José Claudinei. História e Historiografia da Educação: atentando para as fontes. In: LOMBA RDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (org.) Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas: Editores Associados, HISTEDBR; Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Palmas: Centro Universitário Diocesano do Paraná; Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2004.

MUCCIOLO, Daniel Costa Vianna. Temas das Pesquisas em Educação no Brasil: quantificação das palavras-chave dos periódicos Qualis A de 2012 a 2017. Espacios. Caracas, v. 39, n. 35, 2018. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a18v39n35/a18v39n35p07.pdf . Acesso em 20 ago. 2021.

RODRIGUES, Rosângela Schwartz; et al. Internacionalização de Artigos Científicos: estudo dos autores de uma universidade brasileira. Em Questão. Online first. Porto Alegre, 2021. Disponível em: Internacionalização de artigos científicos: estudo dos autores de uma universidade brasileira | Rodrigues | Em Questão (ufrgs.br) . Acesso em 01 set. 2021.

SOUZA, Sauloéber Tarsio de. Historiografia Educacional no Brasil: reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011). History of Education in Latin America, v. 02, p. 02-28, 2019. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794. Acesso em 18 out. 2020.

WARDE, Mirian. Contribuição da História para Educação. Em Aberto. Brasília, v. 9 n. 47 p 3- 11, 1990. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2100/1839. Acesso em 25 ago. 2020.

ZUIN, Antônio A. S.; BIANCHETTI, Lucídio. O produtivismo na era do "publique, apareça ou pereça": um equilíbrio difícil e necessário. Cadernos de Pesquisa [online]. 2015, v. 45, n. 1, pp. 726-750. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143294. Acesso em 30 set. 2021.

Downloads

Publicado

18-10-2021

Como Citar

KALINOWSKI, G. Revista De História Da Educação: Um Olhar Histórico E Bibliométrico (2017-2019). Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26633, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26633. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais