Historiografia Educacional no Brasil

reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)

Autores

  • Sauloeber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17794

Palavras-chave:

Periódicos Científicos, PeriódHistoriografia da Educação, Revista História da Educação (ASPHE), Cadernos de História da Educação (UFU)

Resumo

O artigo busca traçar um panorama da produção científica veiculada na década inicial da Revista História da Educação (ASPHE, 1997) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002), fomentando a reflexão em torno da historiografia da educação no Brasil. Esses periódicos surgiram em instituições do interior do país, destacando-se o pioneirismo da RHE, contudo, ambas se constituíram em importantes canais de comunicação do conhecimento da área, contando entre seus editores com pesquisadores de mérito. A análise dos dados foi apoiada na tabulação do conjunto de 180 artigos publicados na RHE e nos 207 artigos veiculados pela CHE. Os resultados apontaram peculiaridades e aproximações entre essas revistas, que em seus primeiros momentos circulavam no formato impresso, destacando-se, por exemplo, diferenças entre os grupos temáticos predominantes constantes nos artigos veiculados.

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Publicado

16-06-2019

Como Citar

Souza, S. T. de. (2019). Historiografia Educacional no Brasil: reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011). History of Education in Latin America - HistELA, 2, e17794. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17794

Edição

Seção

Artigos