Historiografia Educacional no Brasil
reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17794Palavras-chave:
Periódicos Científicos, PeriódHistoriografia da Educação, Revista História da Educação (ASPHE), Cadernos de História da Educação (UFU)Resumo
O artigo busca traçar um panorama da produção científica veiculada na década inicial da Revista História da Educação (ASPHE, 1997) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002), fomentando a reflexão em torno da historiografia da educação no Brasil. Esses periódicos surgiram em instituições do interior do país, destacando-se o pioneirismo da RHE, contudo, ambas se constituíram em importantes canais de comunicação do conhecimento da área, contando entre seus editores com pesquisadores de mérito. A análise dos dados foi apoiada na tabulação do conjunto de 180 artigos publicados na RHE e nos 207 artigos veiculados pela CHE. Os resultados apontaram peculiaridades e aproximações entre essas revistas, que em seus primeiros momentos circulavam no formato impresso, destacando-se, por exemplo, diferenças entre os grupos temáticos predominantes constantes nos artigos veiculados.
Downloads
Referências
Araujo, J. C. S., de Carvalho, C. H., Júnior, D. G., Inácio Filho, G., & Neto, W. G. (2002). O núcleo de estudos e pesquisas em história e historiografia da educação da Universidade Federal de Uberlândia: trajetória de pesquisa e contribuição na formação de jovens pesquisadores. Cadernos de História da Educação, Uberlândia-MG, v. 1. - no. 1 - jan./dez. 2002.
Bastos, M. H. C.; Ermel, T. de F. História da educação/ asphe (brazil). In: huerta, j. L. H.; cagnolati, a.; fernández, a. D. (Org.). (2015). Connecting History of Education. Scientific Journals as International Tools for a Global World. 1ed. Salamanca: FahrenHouse, 2015, p. 83-94.
Bourdieu, Pierre. (1983). O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p. 122-155.
Galvão, A. M., Moraes, D. Z., & de Souza Biccas, M. (2012). Difusão, apropriação e produção o do saber histórico: A Revista Brasileira de Históriaa da Educação (2001-2007). Revista Brasileira de História da Educação, 8(1[16]), 171-234.
Gatti Jr, D. (2015). Cadernos de História da Educação (Brazil). In: José Luis Hernández Huerta; Antonella Cagnolati; Alfonso Diestro Fernández. (Org.). Connecting History of Education. Scientific Journals as International Tools for a Global World. Salamanca/Espanha: FahrenHouse, 2015, p. 19-29.
Piumbato Innocentini Hayashi, M. C. P. I., Ferreira Jr, A., Bittar, M., Massao Hayashi, C. R., & da Silva, M. R. (2008). História da educação brasileira: a produção científica na biblioteca eletrônica SCIELO. Educação & Sociedade, 29(102).
Mendes Neto, J. E. (2014). Nas linhas da História da Educação: Da origem de um núcleo de pesquisa a consolidação de uma linha de pesquisa no PPGED/UFU. Tempo e Memória: Revista de Comemoração dos 25 anos do PPGED-UFU, 2014, p. 38-39.
Neves, F. M., & Costa, C. J. (2012). A importância da história da educação para a formação dos profissionais da educação. Teoria e Prática da Educação, 15(1), 113-121.
Souza, S. T. (2016). Caminhos Científicos Trilhados: Os 25 Anos do PPGED-UFU e o Lócus da Pesquisa Histórico-Educativa no Triângulo Mineiro. In: Duarte, A. J.; Tiballi, E. F. A. (Orgs.). Pesquisa e Produção do Conhecimento. Goiânia: Ed. PUC-GO, 2016.
Vidal, D. G., & Faria Filho, L. M. D. (2003). História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, 23(45), 37-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.