O papel da família durante o processo de inclusão escolar de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista

Autores

Palavras-chave:

Família, Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O presente estudo possui como objetivo analisar o papel da família no desenvolvimento da criança com TEA no âmbito da inclusão escolar, apresentando as características que constituem esse transtorno, além da importância de reconhecê-las e compreendê-las, para assim possibilitar dinâmicas que permitam a autonomia e o desenvolvimento dessas crianças. O estudo se deu como uma Revisão Integrativa constituída por 06 artigos, onde a coleta de dados foi realizada através do Google acadêmico e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no mês de agosto de 2022. Dessa forma, os resultados apontaram a importância dos cuidadores primários e da interação da família com a escola, pois o estabelecimento de vínculos permite a inclusão, visando o crescimento da criança com TEA que poderá desenvolver suas habilidades intelectuais. Além disso, o estudo destaca os desafios da inclusão escolar no que tange à falta de conhecimento e preconceito da sociedade, assim como as dificuldades presentes nesse contexto, que remetem à falta de uma equipe de apoio e de capacitação dos profissionais para atender as demandas dessas crianças e da própria família. Assim, é fundamental que a família e a escola sejam coadjuvantes nesse processo, e que a escola como um todo tenha recursos para abraçar as crianças com TEA e suas famílias.

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Publicado

02-11-2022

Como Citar

CARNEIRO SANTOS, R. .; GONÇALVES RODRIGUES , K. E. . .; VIEIRA DE ARAÚJO, H. S. .; RANGEL COSTA DE ALMEIDA, A. B. .; CAVALCANTI DE LIMA, V. L. .; PEREIRA DA SILVA, E. W. .; SILVA LIMA, G. L. .; DA SILVA PRASERES, T. V. .; MACCARI OLIVEIRA, M. W. .; CORDEIRO DE FREITAS, M. . O papel da família durante o processo de inclusão escolar de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. E30413, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30413. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais, Humanas e Sociais